Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

sábado, 10 de março de 2012

Retiro na cidade - Viver o presente!


 A Palavra de Deus
"Trás-se ,por ventura, a lâmpada para a meter debaixo de um alqueire ou
debaixo da cama ?"
 
Evangelho de Jesus-Cristo segundo S.Marcos capitulo 4,versículo  21


A meditação

Depois do túnel,não adianta por vezes dizermos que se alcança a luz.Não a da experiência de morte eminente ,mas muito mais a das provas e desconcertos da existência ,no termo da qual o canto da Aleluia da Páscoa parece bem longe:ter-se-á feito o mal que tanto queriamos evitar ,e depois, tanta vezes, evitámos fazer o bem que se deveria, no entanto ,promover.Dito isto,não há senão desilusões de si mesmo e também dos outros para quem se tinha desejado o melhor:como por exemplo que encontrassem Jesus  ou simplesmente que a sua vida fosse feliz e de múltiplas maneiras ,fecunda à sua volta. 

O grande obstáculo a evitar é, desde sempre, considerar que a vida melhor é para mais tarde ,como se,aqui não tivessemos acesso senão a sucedâneos! As garantias da vida em Deus podem incarnar-se e serem partilhadas desde agora,como a experiência viva da amizade ou do banquete eucaristico para o  qual o Amigo divino nos convida.Não saberiamos ser a “geração-de-indiferença “ cristã! No dia do julgamento ,Deus poderia perguntar-nos: “antes de morrer será que estiveram vivos, na vida que vos confiei?”Um irmão dominicano disse-me um dia”Tu sabes,basta uma pequena luz numa sala às escuras para começar a afastar a escuridão” Eu acrescentaria :basta fazer nascer um primeiro sorriso numa cara  sombria ,para que o anúncio da transfiguração do meu irmão ,felizmente,se comece a desenhar 

Traduzido de

Sem comentários: