Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 5 de março de 2012

Retiro dos Dominicanos - Transfigurar a carne



A Palavra de Deus
”O Seu rosto tornou-se brilhante como o sol”
Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus Cap 17, Vers 2

A meditação
A Quaresma apresenta-se, no seguimento do evangelho da Transfiguração como uma verdadeira e profunda transfiguração da carne.
Frequentemente, como cristãos, fazemos recair uma desconfiança quase espontânea sobre essa ideia de carne que associamos demasiado depressa, às ambiguidades da sensualidade. Grave erro! Na Epístola aos Romanos (Cap 8, Ver 1 a 17), a carne que São Paulo opões ao espírito não designa prioritáriamente a nossa psico-afectividade, mas acima de tudo, as forças que nos forçam a nos dobrarmos sobre  nós mesmos, a nos separarmos dos outros, a nos desinteressarmos deles para nos centrarmos no «tudo para o ego», passe a expressão, da nossa vida!

Mas, uma nova Mamã coloca no mundo um pequeno ser de carne! Uma enfermeira alivia bem um rosto dorido pelo excesso de sofrimento! O rosto exprime a carne: o rosto que acariciamos, que cuidamos. Para ser  autênticamente espiritual, a quaresma dos cristãos deva ser plenamente carnal – incluindo aí a vida do casal – a saber ,no respeito e na atenção que dão à carne do outro.

Jesus não lavou os pés dos seus discípulos (evangelho segundo João ,cap 13)? Eis um gesto ,ó  tão afastado da nossa cultura moderna, gesto terrivelmente carnal mas definitivamente espiritual! E o mesmo Jesus não deixou a mulher de má vida lavar-lhe os pés com os seus cabelos e com perfume (evangelho segundo Lucas Cap 7, Vers 36 a 50)? Que admirável retribuição para a quaresma!
Traduzido de: www.retraitedanslaville.org traduzido por Ana Lourana Loura Ana Loura

Sem comentários: