Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

domingo, 11 de março de 2012

Retiro na cidade - quem está à porta?

A palavra de Deus

"Levem isto daqui!"

Evangelho de Jesus Cristo segundo S.João,no capitulo 2,versículo 16

A meditação


Uma porta que se abre,a do Templo de Jerusalém.Por momentos,há gente mas ninguém atende.Está cheio de mercadores e de animais,que piam e balem.Um pouco como em nossa casa, um pouco como nos nossos corações onde acontece que tudo se agita,tudo se embrulha e zim bu bu ,faz barulho mas é o vazio que ressoa.Pode-se estar demasiado ocupado para lá estar,incapazes de ouvirmos quem bate à porta,quem pergunta se está alguém.

No templo Jesus entra com estrondo Está na sua casa,na casa de seu Pai nesta Casa que se chamava em tempos antigos"a Tenda do encontro".Mas,como se encontrar no meio de tanta algazarra,de tanta agitação?.Jesus fala alto,deita abaixo bancadas e mesas com um chicote de cordas .É preciso afastar os mercadores e quem afasta é Ele! De um jacto,nós entramos no ambiente ,inesperado para aqueles que fazem uma imagem menineira e açucarada de Deus feito homem.


O violento é ele ,porque se há uma violência do ódio,também há uma violência do amor.Para nós que hoje lemos este Evangelho,o Senhor dos lugares faz uma grande limpeza.Há tantas coisas ilusórias,sufocantes ou simplesmente nefastas a afastar para que brilhe em silêncio a lâmpada do santuário do nosso coração.Deixemos Jesus libertar em nós o espaço da vida,da presença,do verdadeiro encontro,deixe-mo-lo abrir as portas do templo pré-fabricado das nossas idéias préconcebidas.Entregue-mo-nos ao seu Sopro que nos coloca ao largo da vida e  nos dá o entendimento da Palavra, que cumpre o que diz.Maria,a Mãe de Jesus,sempre discreta e presente ,está ao nosso serviço,a pedido,ela que nunca deixou durante a sua vida terrestre de guardar e conservar tudo o q via e ouvia,mesmo o mais estranho...


Prosseguindo a leitura do Evangelho ,depois de termos visto e ouvido a cena,pergunta-mo-nos porque,no fundo,Jesus se zangou tanto .Gritou:"Tirem isto daqui...não façam da casa do meu Pai uma casa de comércio!" (2,16). Deus,o Deus de Jesus Cristo,não é um vendedor de benefícios,dá sem cálculos,por puro amor. A sua porta está aberta "noite e dia" para o acolhimento,a partilha,o encontro.! Lá onde não se faz pagar a entrada.Lá,onde há lugar para todos os que o procuram ,tanto os pobres como os ricos os simples como os  sábios e ninguém se empurra.Não é a multidão que congestiona  o Templo,mas o desprezo,o orgulho e a cupidez dos homens.Os mercadores são duplamente culpados:utilizam o Templo para os seus interesses e abusam da boa gente fazendo-lhes acreditar que Deus espera os seus sacrifício para se ocupar deles.!Os sacrifícios,para uns,dão resultados,para outros só custos!Para agradar a Deus ,era preciso ter obrigações bem firmes. É estar longe,muito longe de Deus,com tais idéias! No Antigo Testamento os profetas gritavam em seu Nome:É o amor que me agrada e não o sacrifício".(Oseias capitulo 6,versículo 6). Se Jesus fez uma grande reviravolta nas nossas vidas ,é para nos ajudar a descobrir como o seu Pai nos ama e como ele nos ama...Não nos esgotemos a calcular,não nos agitemos em vão,, mesmo, nesta boa causa.Os nossos irmãos têm tanta necessidade de presença,de ternura,desta luz que não cega, mas que acalenta o coração,destes gestos simples que dizem ao outro que existe para nós e que tem valor,o único verdadeiro. O Amor que nos espera é gratuito,permanente e jamais se impõe.Os mais humildes são os primeiros a serem servidos...No Templo,a Bolsa não faz efeito,não se ouve senão bater o coração de Deus,em uníssono com o coração do homem.Há uma presença nova a descobrir quando o silêncio se torna perceptivel e quando,docemente,a paz se instala,ligeira e acolhedora.Paremos um pouco,demos atenção.Neste domingo,Jesus limpou-nos a estrada,abriu-nos perspectivas ,uma esperança. No Templo,libertado por Jesus,entra-se de mãos vazias.

Sem comentários: