Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 12 de março de 2012

Retiro na cidade - a casa do olhar


A Palavra de Deus
"Não sabem que preciso de estar na casa do meu Pai?"

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas,capitulo 2, versículo 49
A meditação



Sentir-se em sua casa,é o sonho de felicidade de muitos.Na nossa casa,é o lugar onde nos encontramos em segurança,onde podemos ficar,despir as aparências que a vida nos obriga muitas vezes a assumir.Um lugar onde se pode ,finalmente,ser nós próprios.Sob formas diferentes toda a gente o procura.Exerce sobre nós uma atracção irresistível.
Jesus,mesmo,não resistiu ,subiu a Jerusalém com os seus pais.Desde que pisou o Templo de Deus ,soube que era ali que devia  estar,como um fato talhado à medida.Soube-o tão bem que,que quando a caravana regressou a Nazaré,permaneceu.E foi preciso tempo para o encontrar de novo.
Não eram as belas pedras que o fascinavam ,mas a presença que habitava nesse lugar,a de Deus seu Pai.Aí recebia a única coisa que faz viver :um olhar de amor.Porque toda a gente sabe que paredes não chegam para fazer um lar.É preciso alguém.Para me acolher,para me olhar.
Deus lança um olhar de amor sobre cada um de nós em particular .Há lugares,por vezes inesperados,onde isso se sente.Reflecte-se nos olhares que cruzamos a cada dia,como a luz no prisma do arco-iris.Não há necessidade de ter meios de construção, para se encontrar em casa.Podemo-nos sentir em casa no meio de pesoas que não falam a nossa lingua,mas que, nos seus olhos, acolhem com hospitalidade.A única condição,é aceitar acreditar nisso.

Sem comentários: