Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quinta-feira, 15 de março de 2012

Retiro na cidade - a nascente vivificante

A Palavra de Deus

"O homem mediu mil metros cúbitos,era uma torrente que não pude atravessar,porque a água aumentou para se tornar uma água profunda,um rio intransponível"

Livro de Ezequiel ,capítulo 47,versículos 5-6

A meditação

Entrámos no grande edifício que é o Templo,de mãos vazias para aí encontrarmos a presença benfazeja de Deus.Mas hoje ,não estava em causa, fechar-se lá dentro porque o Templo abria-se ,por si mesmo, para dar a vida.


Com o profeta Ezequiel (no capitulo 47,versículos 1 a 12),um homem-talvez um anjo!-apanhou-nos pela mão e fez-nos sair.Deixemo-nos agarrar pela nascente que  
sai do Templo para se tornar uma corrente,  que irriga as terras áridas da humanidade .É uma corrente impetuosa ,uma força vital.Meter-mo-nos nela é bem menos seguro que ficar no nosso fofo ninho.Mas o homem está lá para nos guiar e nos guardar.Não seremos engolidos.!



Como medir esta força indomável que vem de Deus e que quer vivificar tudo? Nas margens as árvores carregam,inesgotáveis,os frutos para nos alimentarmos ,as folhas para fazermos remédios.


Do lado de Jesus,levantado na cruz,jorrou água e sangue (João,capitulo 19,versículo 34).Deste novo templo a nascente verte para irrigar o mundo.É a água viva prometida por Jesus ,o Espírito Santo que vem para fazer frutificar os lugares áridos e quase mortos das nossas existências e do nosso mundo.Desde a Cruz,o perdão é o remédio ,o corpo entregue alimento.Para que a vida jorre.


Saíamos do Templo e sigamos esta corrente que nos liga para sempre à fonte. 

Sem comentários: