Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 19 de março de 2012

Retiro na cidade - Ama !

A Palavra de Deus


“ Amai-vos uns aos outros como eu vos amei ”


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João, capitulo 15, versículo 12





A meditação

Este mandamento é talvez o mais conhecido ,o que resumiria mesmo toda a nova Lei. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Habitualmente insiste-se na segunda parte, e se tudo está contido em”como eu vos amei”, é justamente para melhor nos indicar que não se trata do nosso sentimento ,aquilo que nós, que nós chamamos amar.Uma manhã amo-te, noutra manhã  já não te amo. Isso não se manda. Lamento. Adeus. Não me queiras mal.


O amor que Jesus nos manda escolher, o amor com que nos amou, não tem muito a haver com este sentimento fugaz, fora do nosso controle, que nos possui mais que nós o possuimos.
Este sentimento fugaz que achamos tão belo quando passa na nossa vida, é bem uma pálida figura deste outro amor que está preparado para morrer para não renunciar a ele mesmo.


 Portanto, estes amores, desajeitados e frágeis, permitem não nos mentirmos a nós próprios quando dizemos que amamos com o amor de Cristo.  Se os nossos amores nos dão asas, quanto mais amar deste amor que nos manda Jesus nos devia fazer voar mais alto.Se os nosso amores fazem parecer nada todos os desgostos por que passamos, como muito  mais amar “como Cristo” nos devia impulsionar a dar a nossa vida.


Bem mais,os nossos amores desajeitados podem ser para nós uma primeira etapa em relação ao nosso objectivo,esse objectivo de amor que Jesus nos ordena de atingir.

Traduzido de
http://www.retraitedanslaville.org

Sem comentários: