Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quinta-feira, 1 de março de 2012


Retiro na cidade - 9-Entrar na terra

Pormenor de As tentações de Cristo de Sandro Boticcelli


Entrar na terra

A Palavra de Deus

«Tu amaste, Senhor, esta terra»
Salmo 85, Ves 2

A meditação


Depois da fome, o diabo muda de forquilha para submeter Jesus a uma outra tentação. Propõe-lhe que se atire do alto do templo, já que Deus enviará os Seus anjos para o levarem nas mãos. Se ele for verdadeiramente o Filho de Deus, não arrisca nada. Para provar a sua confiança em Deus, será preciso que coloque em jogo a sua vida, esquecendo um pouco que é um homem.

Se isso é ser um mártir, fazer sacrifício da sua vida, isso parece estar reservado a alguns, pouco à vontade na sua humanidade, que poderiam abandonar sem arrependimentos. Mas esse não é o nosso caso, nem mesmo o de Jesus. Ainda que Jesus tivesse a cabeça no céu, uma proximidade particular com o seu Pai, ele tinha também de certeza os pés e o coração assentes na terra.


Ele amou a sua terra, os nascer do sol sobre o lago Tiberíades, o calor do Verão. É neste amor que está enraizado o seu compromisso ao lado do seu Povo e de todos os homens, é porque ele estava em sua casa, na terra, que  era plenamente coerente de aí ficar até ao fim, não por heroísmo mas sim por fidelidade.


E nós, onde estamos nós na nossa terra? Não somente segundo os documentos oficiais, mas mais profundamente, mais espontaneamente, onde nos sentimos em nossa casa, onde podemos ser nós próprios, livremente? Será que encontrámos essa terra onde a vida adquire todo o seu peso? Antes de querermos dar a nossa vida, saberíamos dizer de onde a tirámos?


Traduzido de: www.retraitedanslaville.org por Ana Loura

Sem comentários: