Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quarta-feira, 7 de março de 2012

Retiro na cidade (dominicanos) - Não há dois amores


A palavra de Deus
« Ninguém cose um pedaço de tecido novo num velho fato;porque o pedaço acrescentado repuxa o fato e ainda o rasga mais" 

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus,capitulo 9,versículo 16


A meditação
Na idéia de transfiguração está contida a idéia de mudança,indicada pelo pequeno prefixo "trans",que significa "passar através de".Passar não se sabe para onde ,mas em todo o caso,para alguma coisa de novo,que ainda não foi dita ou vivida ou conhecida.É a experiência de Abraão,deixando a terra natal para se dirigir a uma terra desconhecida,sinal de que ia no bom caminho (livro de Génesis,capitulo 12).
É um pouco o que nos desejo ao longo desta Quaresma :que alguma coisa se mexa ! Por exemplo ,na minha vida de Fé ou nos meus encontros,deixar a idéia blindada que tenho do meu Deus e dos outros.Viver uma espécie de êxodo ,à maneira dos Hebreus deixando o Egipto onde estavam prisioneiros.Algumas prisões são tão confortáveis,realmente!

Jesus toma a comparação do fato velho que se conhece tão bem que um novo nos parece inútil:aperta nas mangas,custa a habituar-mo-nos ao tecido,de tal forma que os defeitos do fato velho nos parecem de longe preferíveis.Bela imagem da vida cristã ! Atrever-se a um itinerário ,uma páscoa,uma passagem da morte à vida:Deus não nos dispensa de viver,de sentir,de experimentar e de amar.Como dizia o dominicano Lacordaire :"Não há dois amores",o de Deus de um lado e o dos homens de outro...Entremos na terra prometida ! Nesta terra,há que amar os que ainda não amamos,a acreditar naquilo que ainda ignoramos, e que esperar contra toda a esperança !

Traduzido de

Sem comentários: