Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Retiro dos Dominicanos-O Dom das lágrimas


imagem da net
imagem da net
« Felizes vós os que chorais agora,
pois rireis ».

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, Cap 6 Vers 21

A meditação

Mais vale mais prevenir que remediar: Muito amável da parte de Deus
 em prometer vir secar as minhas lágrimas,mas a minha preocupação
é acima de tudo evitar os desgostos.
 Por outro lado a experiência é clara: ter confiança é expormo-nos
 a todas as desilusões, enquanto que, com a desconfiança
 não somos nunca decepcionados. O segredo seria portanto
ter toda a gente afastada do meu coração demasiado sensível.
 Um segredo muito bem conhecido dos utilizadores do metro,
onde os corpos tão próximos, numa carruagem cheia,
 se esforçam por manter, através dos rostos fechados,
a maior distância possível entre os corações.
Sobretudo não estabelecer relações: não sabemos
o que poderá acontecer…A traição dolorosa de um amigo
ensinou-me a tornar-me prudente, a não me entregar.
 Mesmo quando exactamente quero abrir o meu coração,
já não encontro a chave.

Pelo menos eu não sofro. Mas a minha tranquilidade parece-se
à paz dos cemitérios. Deus não oferece esse tipo de segurança.
 Mas o seu amor por mim está para além do entendimento
dos homens. A minha crença, a mais profunda,
a de não ser amado, dissipa-se: é o amor sem condições,
nada me poderá separar dele. O essencial está ao abrigo,
e poderei assim avançar sem desconfiança
na direcção dos outros. Já não tenho medo deles.
 Podem ainda fazer-me mal, claro,
 mas nenhuma ferida de amor me será mortal.
A certeza desse amor sempre dado,
sempre acessível, mudará pouco a pouco
o meu coração de pedra, coberto do seu escudo
de protecção, num coração de carne:
um coração capaz de chorar, porque corre o risco de amar.

Tradução de Ana Loura

Sem comentários: