João Paulo I
Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.TEILHARD DE CHARDIN
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
na passagem do ano sinto assim
João Paulo I
domingo, 30 de dezembro de 2007
PROGRAMA PARA 2008

- Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro.
- Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos.
- A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados.
- E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Como esquecer esta simplicidade...esta beleza?
Peçamos ao Senhor a graça de que uma nova onda de amor para com o próximo invada este pobre mundo
*******************************************************************
Como fazer melhor voto que este para 2008? - Peçamos ao Senhor a graça de que uma nova onda de amor para com o próximo invada este pobre mundo
Profetas em vias de extinção?
- "O pão que você segura é o pão do faminto; o vestido que guarda em sua casa é de quem está nu; a prata que guarda nos cofres é de quem passa necessidades" (São Basílio Magno)
"Nabot não foi o único pobre assassinado. Todo dia um Nabot cai ao solo; todo dia um Nabot é assassinado... Tu não estás dando ao pobre o que é teu, mas lhe devolves o que é dele. Pois o que é comum e foi dado a todos, tu o estás usurpando sozinho. A terra pertence a todos e não apenas aos ricos. Infelizmente, são pouquíssimo os que podem usufruir a terra" (Santo Ambrósio)
Como tu, rico, que acumulaste tua riqueza pisando sobre o pobre, ainda tens a coragem de entrar na Igreja?" (São João Crisóstomo)
Não há diferença alguma em dar ao Senhor e dar ao pobre, pois Ele mesmo disse "quem dá a estes pequenos é a mim que dá."» ("Sobre o Evangelho de Mateus", LXXXVIII, 2-3) (São João Crisóstomo)
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
a maternidade...
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
achareis um recém-nascido
sábado, 22 de dezembro de 2007
oração de Natal
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
O Natal,a cada ano
- O Natal ,a cada ano, é sempre alguma coisa que mexe muito profundamente com o coração da gente.
Um Menino nos é dado...uma promessa cumprida e esperada depois de séculos.
Deus é revelado como um Abba-Pai e Mãe como dizia o breve papa.É uma revelação espantosa para tanto tempo de distância e de frieza ,com um Deus que ainda muito se parecia com o dos vizinhos.
E Ele salta para o meio de nós .Sujeita-se a todas as carências,a todas as dores ,a todas as angústias para não ficar nem um instante sem ser connosco,sem ser um de nós.
A noite de Natal ,em 25 de Dezembro ou em qualquer dia ou hora,quer dizer muito,mesmo muito mais do que podiamos esperar,ou querer.Mesmo afogada pelo consumismo e caricaturas é Ele sempre que brilha ,que incomoda,que atrai,que está Presente.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

domingo, 16 de dezembro de 2007
a interface-UMA PONTE
8. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.
11. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.Jo 17.
O capitulo 17 de S.João anúncia-nos uma boa nova. Jesus intercede por nós junto do Pai e o modo como o faz.Este capitulo ,na sua totalidade, deve estar perto dos nossos olhos e ainda mais do nosso coração.Jesus associa a nossa carga pecadora e tão frágil à Sua oração.Nada continua igual.Celebrando a misericórdia divina,como é bom lembrá-lo.
E é mais que um intercessor,porque é a interface,A PONTE entre nós e o Pai.Ele veio Dele,transmite o que ouviu ao Pai e ensina-nos como O havemos de reconhecer.
Senhor ,não afastes de nós a Vossa Face. Kyrie Eleyson.
Reconhecer o mistério de Jesus, que dá a Sua vida por amor e que permite assim o acesso à mesma intimidade que O liga ao Pai pelo seu amor comum é motivo para nos alegrarmos e causador da nossa gratidão.
É assim que Maurizio Costa (S.J.) fala da oração cristã:”O silêncio eterno do Pai de onde a voz parte e onde termina, e o silêncio do coração do homem, que a recebe e, através da força do Espírito, a restitui como dom de si sempre mais pleno” .
Estando com Ele ,esvaziando-do-nos de nós para nos enchermos do Ressuscitado,a nossa mudança (metanoia) vai-se produzindo para permitir que o testemunho e o anúncio sejam uma constante da nossa vida,dada para não mais acabar.
Terminemos,orando"Bendito sejas,Senhor nosso Deus.Tu resgatas e visitas o teu povo por Jesus,o Teu Filho bem amado.Tu enviaste-O para que Ele nos abra o caminho da paz.Amen".
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
entre o templo e o altar

Dentro do templo..no altar ofereceu o bispo Romero a sua vida,.....na terra dorida da Argelia ofereceram-na os 7 monges trapistas,mas o sangue junto ao sangue de Jesus clamou só por perdão como o dEle .
sempre de partida...
- Quando Jesus terminou estas parábolas,partiu dali." Mt 13,53
- "Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região". (Mt 11,1)
- "A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé". (Mt 14,13)
- "Passados os dois dias, Jesus partiu para a Galiléia". (Jo 4,43)
- "Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres?" (Mc 6,1)
Nada nos pertence..tudo é dado e pode ser tomado...caminhar,partir sempre mesmo que estejamos parados ...não estacionar nas nossas certezas,nas nossas seguranças,na nossa sabedoria,na exclusividade dos nossos afectos...
É-nos pedida uma partida constante para atingir as águas profundas...
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
não se vence pela força...

disse Ana na sua oração tão semelhante ao Magnificat de Maria,que bem conhecia as Escrituras.
Mas nem as pessoas nem as nações se convencem que só os mansos possuirão a terra. (Mateus 5,5)
De onde nos vem esta semente de violência que nos habita e que tanto custa a desenraizar...
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
ciúme de Deus

"Ou imaginais que em vão diz a Escritura: Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós?" (Tg 4,5)
A alusão tão humana...quererá apenas significar para os nossos olhos terrestres que nos ama ao máximo.
E não que O não possamos partilhar pois a sua medida é infinita ..não se esgota...vai-se multiplicando, quanto mais O recebemos e O damos .
Quererá dizer que persegue as almas porque o Seu Amor é um Amor que tem sede.Que só não nos quer partilhar com o pecado,a desesperança,a tristeza.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
coração de criança
domingo, 9 de dezembro de 2007
um dom de expansão
sábado, 8 de dezembro de 2007
Deus em comunhão
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Ele está perto


Daí o fato de, em Cristo, tudo o que é divino e sobrenatural tornar-se acessível no plano humano a todo homem nascido de mulher, a todo filho de Adão. O que é divino tornou-se co-natural a nós no amor de Cristo, de maneira que se O recebermos e a Ele nos unirmos em amizade, Ele, que é ao mesmo tempo Deus e nosso irmão, nos concede a vida divina, que agora pode ser nossa, em nosso plano humano.
Tornamo-nos filhos de Deus por adoção na medida em que nos assemelhamos ao Cristo e somos irmãos Seus. - Tomás Merton OCSO
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
mês de Maria

Magnificat
A minha alma glorifica o Senhor *
- E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: *
- De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
- Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração *
- Sobre aqueles que o temem. Manifestou o poder do seu braço *
- E dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos *

- E exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens *
- E aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, *
- Lembrado da sua misericórdia, Como tinha prometido a nossos pais, *
- A Abraão e à sua descendência para sempre
- Glória ao Pai e ao Filho *
- E ao Espírito Santo, Como era no princípio, *
- Agora e sempre. Amen.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Um berço que deve ser nosso...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Bela oração para o Advento

Dancing in the Water of Life. Diários, Vol. 5, Thomas Merton
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
que fazer
o mês de Maria


O tempo que precede a data em que festejamos o natal de Jesus é ,na verdade,o mês de Maria. Foi ela que O trouxe para de nós.
E Ele...o Evangelho vivo permanece tão perto aqui,ali ,naquele,naquela,em nós... todos os dias de todos os anos amparando,amando,perdoando naquela paz que só o coração desarmado recebe.
domingo, 2 de dezembro de 2007
A Igreja dos Actos

1-A Igreja dos actos não precisou de ser um Estado para se impor ao poderoso império Romano.Foi suficiente a força do seu modo de vida em Cristo.
2-Na Igreja dos actos não havia poder ,nem galas,nem ouros,nem pompa ,adquiridas na Roma imperial,mas apenas serviço.
3-Na Igreja dos actos o mandamento do amor era a prioridade dos discipulos de Jesus,em qualquer ministério,cumprindo as palavras do Mestre.
4-Na Igreja dos actos o Evangelho espalhava-se pela terra na pureza da sua autenticidade.
5-Amo a Igreja porque faz parte do mandamento amar-nos a nós próprios, assim desejo e oro pelo seu regresso à tradição primitiva, à dinâmica dos Apóstolos .
Deixa-me triste que o Vaticano não se desencarcere, para se expor mais intensamente ao sopro do Espírito, abandonando ao legado histórico as pompas e galas.- Como somos frágeis ,ainda,em todas as instâncias ,para que o mundo creia.E o mundo está faminto da Palavra vivida.
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
contagem de tempo--para a vida
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
terça-feira, 27 de novembro de 2007
a porta trancada do nosso eu interior
O Único para quem não existe porta trancada
que não se abra.Tudo o mais precisa do nosso consentimento para se alojar no intimo do nosso ser.
Dores ,magoas,ressentimentos,culpas,tristezas,medos podem se esbater no Eu divino,se não os deixarmos introduzirem-se.
Pai Nosso,que nos habitas...fica connosco para fazermos silêncio, sem estarmos sós.
domingo, 25 de novembro de 2007
sábado, 24 de novembro de 2007
os jovens


sexta-feira, 23 de novembro de 2007
A Visitação

Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. (Lc 1,39-40)
Como era vital que nós,Igreja, onde estivessemos ,como pudessemos fossemos tão rápidos que nem Maria a prestar auxílio,a levar a Palavra de paz ,de salvação aos que vivem sós,amargurados,desprezados,excluidos.
O MINISTÉRIO DA VISITAÇÃO...quando começa ou se amplia?
Quando se torna necessidade inadiável para todos os membro do corpo de Cristo imitar a Sua Mãe?

quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Apaixonados...para sobre-viver

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão". (Mt 23,27)
"Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar". (Mt 18,6)
As palavras tão duras para quem despreza e ataca os mais pequenos,sem defesa,sem voz ...
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
somos seres migratórios
Como nos esquecemos que também,nós,somos aves migratórias em rumo para outras paragens.
Nada é definitivo,nada é perene a não ser o bem que formos deixando,sem nos cansarmos, sem nos desiludirmos.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Vimos a uma missão
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Termos paz...irradiarmos paz
A paz, a de Jesus,a que excede todo o entendimento,
obriga-nos a renunciar ao que nos parece humanamente correcto e faz-nos ir ao trono da graça (Heb 4,16),porque de outro modo não se torna possivel vivê-la em situação de conflito.