Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dai-nos ,Senhor,um coração que perdoe




Uma das marcas fortes do cristão é ter o poder de perdoar.Um poder-dever que o coloca,mais uma vez,na dimensão divina.A sua relação com Deus faz exigência dessa prova para o  tornar herdeiro da promessa de vida eterna.

Na verdade a Palavra coloca-nos frente a um desafio, que compromete a nossa vida e o nosso futuro.O perdão do Pai fica dependente do nosso próprio perdão. (Mc 11,26 - Mas se não perdoardes, tampouco vosso Pai que está nos céus vos perdoará os vossos pecados.)

Sabemos que é um desafio que supera em muito a nossa natureza humana, tão apta a responder, da mesma maneira, à ofensa que lhe é feita.Quantos de nós não experimentou aquela avassaladora onda que  aquece o sangue e perturba a visão e nos quer lançar na resposta adequada ao que nos foi feito,reflexo do que encontramos expresso na lei antiga. (19. Se um homem ferir o seu próximo, assim como fez, assim se lhe fará a ele: 20. fractura por fractura, olho por olho e dente por dente; ser-lhe-á feito o mesmo que ele fez ao seu próximo;Lv 24)

Assim,pois,o perdão que nos é pedido como condição, para sermos perdoados, não é um sentimento ou uma emoção, mas uma decisão que vamos tomar quando aderirmos à Pessoa de Jesus,à Sua mensagem.( 38. Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.Mat 5).

E quantos seguiram Jesus,que pendurado no madeiro da cruz,entre sofrimentos inomináveis, apenas tinha atitudes de perdão (E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Eles dividiram as suas vestes e as sortearam". Lc 23,34)

Deles,lembremos Estêvão, brilhante o semblante pela Presença, que perdoava por entre as pedradas que lhe abriam dolorosas feridas na carne (59. E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60. Posto de joelhos, exclamou em alta voz: Senhor, não lhes leves em conta este pecado... A estas palavras, expirou.Act 7) e mais recentemente (1996) os sete mártires ,monges trapistas na Argélia,tendo escrito um deles o Irmão Christian de Chergé , ao sentir aproximar-se a hora última da sua morte, pelo amor do Evangelho: 
“Gostaria que, quando vier o tempo, ter o momento de lucidez
que me permitirá pedir o perdão de Deus
e de todos os seres humanos meus amigos, e ao mesmo tempo perdoar com todo meu coração aquele que me matará.”

Mas ,se nas nossas vidas não formos chamados ao testemunho de sangue, a entrega a Cristo faz-nos passar por muitas situações em que somos chamados a atitudes diárias de perdão, no nosso trabalho,na nossa casa,no convívio diário com quem nos rodeia ,testemunhando que a misericórdia e o perdão de Deus, se mostra ao mundo,através da nossa própria capacidade de os fazer transparecer   . 

1 comentário:

vp disse...

um caminho durissímo e difícil mas libertador quando trilhado até ao fim na ajuda do Pai....

Sim toda a PAZ passa por esse caminho... sempre...