Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Compreensão da IMA אמא


Elegia a Maria ,mulher e mãe

Não são as estrelas que te coroam, a tua concepção sem pecado ou o teres sido assunta ao céu em corpo e alma, condições inerentes à condição de mãe de Cristo,q ue me encantam e dão alento, mas sim ,c omo relatam os Evangelhos, a tua vida de criatura, como nós, caminhando cheia de perguntas e perplexidade  que não compreendendo, guardavas no coração, alimentada sòmente pela fé, sem revelações ou auxilios especiais.

Sim, Maria , foram horas penosas e iguais às de tantas mães, as que passaste quando jovem grávida percorreste mais de cem km , não sabendo o lugar ou as condições em que iria nascer o Menino ou quando refugiada  procuraste a terra do Egipto, sem saber quando e se podias regressar a casa ou ainda na angustia dos dias de Jerusalém , procurando o Filho desaparecido , com todas as interrogações, se ainda o irias encontrar, se lhe teriam feito mal.

Vida normal e igual na rotina diária de trinta anos sem acontecimentos, que fizessem adivinhar as promessas constantes da lei, para finalizar na interrogativa, dolorosa e cruel morte na  cruz do teu Filho a que assististe quase sòzinha e em que foste investida da missão a que estavas destinada, nos séculos futuros, a de mãe da humanidade.

E se não são férteis os Evangelhos a mostrar-nos os teus passos de peregrina humana são suficientes os exemplos, que nos ficaram da tua disponibilidade desde o "faça-se" inicial até o auxilio prestado aos outros, atravessando montanhas, em condições difíceis, para ajudar a prima Isabel ou preocupando-se  pela humilhação do dono da casa nas bodas de Caná, tentando discretamente resolver a sua aflição ou ainda fortalecendo os apóstolos nas suas jornadas no Pentecostes da Igreja, frente a um meio hostil.

Por toda a tua vida, obrigada,Mãe, nosso consolo, nossa ajuda e nossa alegria na peregrinação desta vida, em direcção ao único Senhor e Redentor.

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Ima significa Mãe na lingua hebraica.

vp disse...

Obrigado também Mãe... Maria, sempre a silenciosa que fala tanto ao nosso coração..risos