Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

II Elegia a Maria-Ima



Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.Is 61,10
A jovem Maria esperava como todo Israel o Messias prometido, e recuperada que foi da surpresa e objecção que o seu entendimento e vontade provocava,o SIM foi dado ao Anjo que vinha anunciar o cumprimento da promessa.


E dentro em breve ,apressadamente,acorria para ajudar a sua parente Isabel cantando ,louvando e enaltecendo o Senhor que trazia em si,que nela fazia maravilhas para trazer a todo o povo o Libertador da sua pátria,o portador da justiça.Tudo era omnipotência,força e grandeza."Tirou do trono os poderosos..."

Mas quando nasceu o Menino começou a guardar no coração as coisas magnificentes que falavam Dele de acordo com o que lhe havia ensinado a sua formação hebraica ,mas que a pobreza,a humildade do seu nascimento contrariavam.

E quando cumprindo com a lei levou o Menino ao Templo igual estranheza,um agudo rebate soou nas palavras de Simeão

34E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado.35 E uma espada trespassará também a tua própria alma para que se manifestem os pensamentos de muitos corações Lucas 2






O "SIM" de Maria começava a tomar uma intensidade e uma amplitude maior.

Deixar a sua terra,caminhar em refugiada com o Rei,com o Messias poderoso.Mas como,mas porquê?


Ou ainda começar a aceitar uma série de palavras mais duras para o seu coração de Mãe para compreender o afastamento progressivo que a condição divina,que o sentido de família dilatada,que os interesses do Pai deveriam passar à frente do seu envolvimento materno.


Depois mais um SIM interrogativo,apelativo à morte e morte de cruz,onde se desfazia toda a epopeia gloriosa do Messias,que cantara no Magnificat.


E o SIM final aceitando a maternidade com a dimensão do mundo que lhe fora entregue e que a Ressurreição viria a confirmar,na efusão do Espírito Santo .

Maria,mãe,mulher ajuda-nos a que o nosso SIM ao projecto de DEus para cada um de nós,que nada tem a ver com os poderes e glórias do mundo,atravesse as noites escuras até à manhã dourada de Pentecostes e seja tão fiel,tão claro,tão crescente como o teu!

Sem comentários: