Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

terça-feira, 21 de agosto de 2007

na divindade




Quando se dá tudo a alma dilata-se até ao Infinito e partilha ,na divindade atingida, todas as coisas.





É São João da Cruz que o diz:



[Oração da Alma enamorada]
Senhor Deus, amado meu!
se ainda Te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo
faz neles, Deus meu, a Tua vontade, pois é o que eu mais quero,
e exerce neles a Tua bondade e misericórdia e serás neles conhecido;
e, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que Te rogo,
dá-mas Tu, e opera-as Tu por mim,
assim como as penas que quiseres aceitar e faça-se.
Mas se pelas minhas obras não esperas, porque esperas, Clementíssimo Senhor Meu?
Porque tardas? Porque, se, enfim, há-de ser graça e misericórdia o que em Teu filho Te peço, toma os meus parcos haveres pois os queres, e dá-me este bem, pois que Tu também o queres.
Quem se poderá libertar dos modos e termos baixos se não o levantas Tu a Ti em pureza de amor, Deus meu? Como se elevará a Ti o homem gerado e criado em baixezas, se Tu o não levantares, Senhor, com a mão com que o fizeste?
Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em Teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei pois não tardarás, se eu confiar. Com que dilações esperas, se desde já podes amar a Deus em teu coração?
O céu é meu e minha a terra;
minhas são as gentes, os justos são meus e meus os pecadores,
os anjos são meus e a Mãe de Deus, e todas as coisas são minhas;
e o próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu
e todo para mim.
Que pedes pois e buscas, alma minha?
Tudo isto é teu e tudo para ti.
Não te rebaixes, nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai;
sai de ti e gloria-te da tua glória; esconde-te nela e goza,
e alcançarás o que pede o teu coração.

Sem comentários: