Ao passar pelo cemitério, agora no meio da cidade,sempre faço uma oração...
mas hoje o que me veio à boca foi:chegaram as núpcias do cordeiro!
Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.TEILHARD DE CHARDIN
terça-feira, 31 de julho de 2007
as núpcias do Cordeiro
Interrogar
segunda-feira, 30 de julho de 2007
SEDUZIDOS,PARA PARTILHAR O CAMINHO DA SEDUÇÃO
E a uns mais do que a outros foi cometida esta missão porque sendo seduzidos , deixaram-se seduzir pelo EU SOU que os entrega ao serviço,para que outros/as sejam NELE !
quinta-feira, 26 de julho de 2007
carne de trapos...
Vocacionados para a visão de Deus face a face as rugas da nossa carne empecilham quantas vezes o recebermos da água viva...
mas foi nesta carne de trapos que o Amor escolheu para habitar entre nós e leva-la reflorida e ressuscitada ao seio da Trindade.
Assim quero aninhar a minha alma no coração de Deus quando apertam as angústias do tempo e não temerei.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
o cego Bartimeu

sábado, 21 de julho de 2007
AINDA TEILHARD
TEILLARD DU CHARDIN,O TEÓLOGO DA TERRA
Talvez incompreendido no seu tempo,o padre jesuíta Teillard du Chardin anunciou Jesus Cristo à sociedade e aos homens de um tempo mais adiantado do que o seu ,o tempo de hoje,em que a imagem e o som ,na sociedade de informação e do computador se tornaram irreversíveis,em que a matéria tomou um lugar tão presente,que em vez de o negar,tarefa que se afigura inútil,é necessário,antes, infundir-lhe o Espirito,como Deus o fez na criação do mundo e através de formas,que previligiem as imagens e o som.
Foi esta a batalha de Teillard du Chardin em toda a sua vida.Não um vago culto panteista,mas um real e verdadeiro culto de latria ao Deus Vivo.O culto ao Deus imanente da Terra e da Beleza,pois Ele é a Beleza,Ele é o Criador das maravilhas do Mundo.
Por isso escreveu esta belissima oração,que consta do seu livro
“A MISSA SOBRE O MUNDO”:
“ Cristo glorioso;Influência secretamente difusa no seio da matéria e Centro resplandecente aonde se ligam as fibras sem número do Múltiplo;Potência implacavel como o Mundo e quente como a Vida:
Vós cuja fronte é de neve,os olhos de fogo,os pés mais faiscantes que o ouro em fusão;Vós cujas mãos aprisionam as estrelas:Vós que sois o primeiro e o último,o vivo e o morto e o ressuscitado;
“Vós que juntais na vossa unidade exuberante todos os encantos,todos os gostos,todas as forças,todos os estados;sois Vós que o meu ser chama com um desejo tão vasto como o Universo;Vós sois verdadeiramente o meu Senhor e o meu Deus!”
Buscas de Deus
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Rezar o Pai Nosso no original
ou terá sido em latim ?
quarta-feira, 18 de julho de 2007
um dos companheiros actuais,
No dia em que, diante do sofrimento da enfermidade ou da dureza da vida, a nossa sensibilidade espontânea não reagir dizendo: ‘Senhor, por que me mandas isto? Que pecado cometi? Por que não o remedeias?... “, porém antes se expande dizendo: ‘Senhor, sei que isto te dói como em mim e mais do que em mim; sei que tu me acompanhas e me apoias, embora eu não te sinta...’, nesse dia o Deus de Jesus recuperará para nós seu verdadeiro rosto: o do Antimal que nos sustenta e acompanha com seu amor.
Então, poderemos anunciar aos outros a ‘boa notícia’ de um Deus que não só não aliena, mas que ‘consiste’em fortalecer, libertar e salvar. Então nossa práxis, no seguimento de Jesus recuperará o seu sentido no serviço aos outros na luta contra o mal: no copo d’água individual e nos compromisso com o pão, a liberdade e a justiça para todos.
continuando a apresentar companheiros de viagem
Fiz os primeiros exercícios com doze anos de que ainda guardo as notas tiradas naqueles 3 dias em silêncio...silêncio moderado,aliás, porque era semi interna.
Passei alguns dias de pausa ,por várias vezes ,na Casa dos Jesuitas no Rodizio,Sintra.
Assim mantive um certo sedimento da Companhia de Jesus na minha caminhada e três nomes me ficaram particularmente ligados:o Padre António Vieira ,o Padre Arrupe e the last,mas não the least o Padre Teilhard de Chardin,cuja memória encontrei aqui abundantemente referida.
De cada um transcrevo pensamentos,que se insuflam luminosamente, com o seu contexto, nos espaços mais pesados da nossa assumida fragilidade:
Em suma, que o intento e fim da Encarnação, como dizia, não foi tanto para Deus nos remir e salvar, que foi o segundo motivo, quanto para satisfazer a seu amor e estar conosco, que foi o primeiro; e por isso Isaías, que com tanta expressão de circunstâncias revelou os arcanos da Encarnação do Verbo, podendo dizer que o Filho que havia de nascer da Virgem se chamaria Jesus, que quer dizer Salvador, não disse senão que se chamaria Emanuel, que quer dizer Deus conosco, porque o principal motivo de Deus se fazer homem não foi tanto o remédio de salvar os homens, quanto o amor e desejo de estar com eles: Nobiscum Deus. - Padre António Vieira-sermão do mandato Ano de 1655
Para o presente, Amém...; para o futuro, Aleluia - Padre Arrupe
Há, fora da Igreja, imensa quantidade de bondade e de beleza que certamente só se completarão em Cristo mas que, entretanto, existem e com as quais devemos simpatizar se quisermos ser plenamente cristãos e se pretendermos assimilá-las a Deus - Padre Teilhard de Chardin
terça-feira, 17 de julho de 2007
Memórias recordadas quando da ida de um irmão nosso...

Eu ,João,vi a cidade santa,a nova Jerusalém...
O seu esplendor é como o de uma pedra preciosíssima,uma pedra de jaspe cristalino...Eis a tenda de Deus com os homens.Ele habitará com eles:eles serão o seu povo e Ele,Deus-com-eles,será o seu Deus.”
As palavras do Apóstolo desfilavam,ardentes,no meu espirito e apenas estava a contemplar,por entre os peregrinos,a Jerusalém terrestre,naquele fim de tarde que acendia esplendores de luzes e brilhos sobre a cidade. Os crentes do Deus único,os povos da Escritura tinham marcado definitivamente a cidade com as suas diferentes formas de manifestação religiosa,concedendo um cunho singular e único a Jerusalém.Assim,o sol tombante imprimia fulgores sobre a cidadela de David,a cúpula dourada da mesquita de Omar e os vários capiteis arredondados que cobriam a Igreja ortodoxa de Santa Maria Madalena.
A cidade,três vezes santa,surgira por entre salmos de júbilo e era impossivel não pensar em todas as precedentes gerações que de coração assaltado por igual ansiedade,tinham feito,pacifícamente,o mesmo caminho e quantas vezes nas situações mais adversas.
Conquistada Jerusalém aos Jebuseus pelo rei David,foi por ele aumentada dos muros da velha povoação existente.No Monte Moriah,ergueu o filho de David,Salomão,um templo grandioso cumprindo a promessa feita a Deus,por o Anjo do extermínio haver embaínhado a sua espada.
Do bem documentado livro do Pe J.Alves Terças “A Caminho da Terra Santa”,precioso para quem nela peregrina ,se pode ler que tendo levado o templo sete anos a ser construído,nele trabalharam diáriamente trinta mil operários dos melhores artistas de Israel.Dez mil trabalhadores seguiam todos os meses para o Libano para trazer as madeiras de cedro e pinheiro que deviam ser utilizadas no seu interior.Oitenta mil talhavam a pedra destinada aos ornamentos.Quatrocentos anos depois o templo foi destruído em guerra sangrenta,a que se seguiu o exílio na Babilónia.Jeremias,o profeta, lamentou sobre as ruínas ainda fumegantes,a cidade arrasada.
Foi reconstruído o templo pelo rei Herodes,pouco antes do nascimento de Cristo,para ser de novo arrasado,com toda a cidade,70 anos depois da Sua morte pelas legiões de Tito,o imperador de Roma.
*******************************************
oh memórias queridas e saudosas da Terra Santa...Se eu te esquecer,oh Jerusalém...
Não...não esquecerei ..no centro dos meus dias permanece a terra do Senhor ensanguentada e dolorida,em que uma Paixão,parece que perpétua ,marca uma presença contínua.
Irmão Andarilho, que seja consolado e fortalecido em Jerusalém para as novas tarefas que o aguardam.Assim seja!
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Oração Bizantina
Ó Luz Serena, que brilha no
Dos Labirintos da mente,
Liberta-me de símbolos, de palavras
,Que eu descubra
O Significado
Que vela o solo do meu ser. Amén!
Seguindo a trilha de Jesus serviço e oração são a concretização das duas realidades do comando supremo.
De outra forma apenas se vive em activismo estéril ou angelismo desincarnado tão estéril como o primeiro.
a glória de Deus é o homem vivo - Santo Ireneu

sábado, 14 de julho de 2007
as noites demasiado breves...
Li uma vez que um rabino referia que na noite se escancaram as portas da misericórdia.
.
9-A minha alma deseja-Te durante a noite e o meu espírito,no fundo de mim mesmo,procura-Te desde a aurora Is 26
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Isabel da Trindade

Mais tarde ,pela mão de um amigo, conheci outra jovem carmelita Isabel da Trindade que me abriu nova via para a trindade de Deus,aquele Poliedro luminoso em que cada uma das faces ganha identidade própria nas suas manifestações de Presença.Ela absorve,ama ,louva e adora a SS Trindade de uma forma nova e surpreendente,com Cristo como único Caminho,partilhando essa sua felicidade de amar e ser amada em cartas que escreve a familiares.
Uma das suas cartas muito explica essa forma singular de Isabel se entregar a Deus Uno e Trino,como sua morada,recebendo,já nesta vida, a visão da beatitude:
Mais informação pode ser encontrada no Carmelo da Guarda.
.
quinta-feira, 12 de julho de 2007
a escada de Jacob
Desde o meu baptismo q sempre estive na Igreja..participei conforme as minhas etapas de vida nas várias tarefas apostólicas...muito rezei em conjunto ou em particular .....mas só muito tardiamente me apercebi do que há de verdadeiramente extraordinário na oração...de como em qualquer tempo,em qualquer lugar se torna efectiva a escada de Jacob, que o Senhor nos lança continuamente!
Cativos de Deus

Somos cativos de Deus...Ele que nos cativou,diz-nos que é responsável por cada cabelo nosso .
Vem em nosso socorro quando nos sentimos num bêco sem saída e é essa a situação de tantos anjos de asas quebradas, que encontramos em terríveis angústias!
Assim haja quem o diga para a gente de hoje,de forma audível!
terça-feira, 10 de julho de 2007
a Primavera do Espírito de Deus
a messe ondeia dourada..
segunda-feira, 9 de julho de 2007

Ele dizia:
“Em marcha, artesãos da paz,eles serão chamados filhos de Deus”
A paz é fruto de um artesanato ;
é a marcha mais lenta,
a mais paciente
Não se pode fazer nem á força de dolares,nem por golpe de Estado.
Ele é o Filho do Homem e o Filho de Deus,que estão em génese em cada um de nós.
O pai terrestre de Yeshoua
era um artesão
Foi ao pé dele que o Mestre aprendeu a “esmerilar as almas” como se esmerila e pule as mais duras madeiras;
para que possam ajustar-se umas às outras e desempenhem o seu”serviço”
Jean-Yves Leloup
domingo, 8 de julho de 2007

CANTAM tão docemente,tão baixinho como se estivessem a falar ao ouvido de Deus!
as mulheres...

sábado, 7 de julho de 2007
a oração do publicano
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Mostra-nos

A montanha dos sete patamares, Thomas Merton
Perdão,por sermos como Tomé..por nem sempre sermos capazes de não sentir essa falta de Presença física...quando já ficaste connosco de tantos modos.
Mas,Senhor, fizeste-nos com uma carência visual de TI!
Porquê partir ?
E porquê desaparecer aos nossos olhos ?
Quando a noite nos envolve e faz tão escuro debaixo do nosso tecto .
Porquê partir ?
De um hino de Vésperas