Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Deus só quer o Amor...





Quem vá a Lisboa o largo de S.Domingos merece uma pausa silenciosa:dois pequenos monumentos assinalam que ali se praticaram actos de uma extrema violência,  em nome de Quem só quer o Amor.















E essa nova relação de fraternidade,do que deve ser a convivência humana permitiu que as memórias se cruzassem num registo de perdão .






Como a placa da I.C. tem fraca legibilidade,vou transcrever :


"Este centro histórico onde hoje fraternalmente nos abraçamos foi no passado palco de violências intoleráveis contra o povo hebreu.
Não devemos esquecer neste lugar a triste sorte dos cristãos novos ,as pressões para se converterem,os motivos,as suspeitas,as delações,os processos terríveis da Inquisição.
Como comunidade maioritária nesta cidade há mais de mil anos ,a Igreja Católica reconhece profundamente manchada a  sua memória por esses gestos e palavras tantas vezes praticados em seu nome ,indignos da pessoa humana e do Evangelho,que ela anuncia.Oceanos de Paz,28 de Setembro de 2000 José,Patriarca de Lisboa."



Abba,meu Pai ainda tanto caminho a percorrer para a paz dos corações,para a paz nas nações...