Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.TEILHARD DE CHARDIN
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Apocalipse ...
Assaltam-nos diáriamente mensagens com cenários apocalipticos,avisos e visões que anunciam o fim dos tempos,como se nada tivessemos já a esperar ou a viver.- Jesus inicia a sua pregação com o anúncio do Reino…151 vezes o Reino é citado no Novo Testamento,o que mostra a sua importância. Não é possivel adoptarmos uma espécie de dormição piedosa como se de um sonho impossivel se tratasse e acomodar-mo-nos a uma vivência pessoal e solitária de Deus ,em desistência de uma transformação comugante do mundo e da sociedade em que estamos imersos, como um fermento actuante e vivo.
Jesus não faz de Si,mas do Reino o objectivo a alcançar que é também o nosso urgente e imediato objectivo.
- Mas o que é o Reino? Como está entre nós e ao mesmo tempo o pedimos em oração? O Reino está em gestação na história, mas a sua plenitude está para lá da história. No Pai-Nosso, Jesus ensina os discípulos a pedirem ao Pai a vinda do Reino (Mt 6, 10; Lc 11, 2).
Mas como presente na história dos filhos dos homens significa busca constante.
Vale a pena lutar por ele porquê? Vamos arrependermo-nos em metanoia de continuidade, renunciando a tantas coisas que proporcionam prazer imediato para quê?
"É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam". (1Cor 2,9)
- E assim fica a nossa alma formosa, lançando raios e feita mui semelhante a Deus. Frei Bartolomeu dos Mártires,beato
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Se...
Criados para durar...
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
O Encontro das duas sedes
Muitas vezes as sagradas Escrituras nos falam da sede de Deus.De uma forma ardente ,os salmistas e os profetas encontraram as formas mais significativas de exprimir como os filhos do homem sentem intensamente a saudade de Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? (Sl 41,3)- Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água. (Sl 62,2)
Estendo para vós os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de vós. (Sl 142,6)
Por vezes a nossa terra árida não compreende ou não aceita a verdadeira causa de estar sequiosa.E na busca de sucedâneos o nosso eu profundo desgasta-se e perde-se.
"Porque meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar cisternas, cisternas fendidas que não retêm a água". (Jr 2,13)
Mas a nossa sede não é única.O nosso Deus é um Deus envolvente.Também Ele, desde sempre, tem sede de nós.Não aceita a nossa demissão,os nossos abandonos.Pacientemente procura cada um de nós,como o mais amorável dos pais.
E no encontro, não cobre o filho extraviado apenas de beijos e abraços.Oferece os dons grandiosos que Jesus descreve com imagens das mais lindas que a visão humana pode atingir:
…mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna". (Jo 4,14).
"Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)". (Jo 7,38).
Na verdade,quem não se extasiou perante uma cachoeira ou uma cascata em que a poalha irisada de luz reveste a água com mil reflexos de um esplendor magnifico,que o Apocalipse descreve com palavras fortes e belas.
"Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva". (Ap 21,6).
"Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro". (Ap 22,1).
Senhor,faz-nos compreender que apenas a tua água viva pode saciar a nossa sede! Senhor,faz que a minha e a tua sede se encontrem no abraço , que anuncia as núpcias eternas!
barro imperfeito
Somos barro imperfeito,carne fraca,mas
foi nesta carne que refloriu a esperança do Ressuscitado...assim apenas com Ele conseguimos ,vigiando e orando ,ultrapassar a nossa extrema fragilidade
***
Jesus completou,levou à perfeição a lei...coma a lei da reconciliação ,do Amor... e é preciso gritar com as nossas vidas esta verdade para q o mundo o veja e acredite...que a felicidade vem do Amor apenas...
***
num mundo gélido o cristão tem que fazer a diferença...
***
45. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
***
e só assim seremos filhos amados do PAI...pelo amor ,a tolerância, a compreensão, a humildade...se somos diferentes em alguma coisa dos outros deve ser no Amor ..das primeiras comunidades diziam...vêde como eles se amam.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Hoje chamou-me a atenção na leitura da Palavra Jo 10,11-18 e como Jesus aprofundou o tema da liberdade...fez questão de dizer que entregou a vida expontâneamente,para que a tivessemos em abundância e para sempre,morrendo e ressuscitando...não existem dividas a um deus feroz que exigia ,para se aplacar ,um sacrifício humano.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Um grande espanto...

..como uma mãe acaricia seu filho, assim consolá-los-ei; vou carregá-los em meus braços e sobre meus joelhos vocês serão embalados (Is 66, 12-13).
E na verdade uma maravilha deste tempo é os pais terem começado a amar assim.
domingo, 17 de fevereiro de 2008
aqui e agora...
- Pai…sabes ..eu tb queria montar a minha tenda com Pedro e os apóstolos…estava-se tão bem…tranquilos…uma sensação de bem estar e de plenitude que a visão do Teu Filho envolto em glória proporcionava…
- a nossa humanidade desfigurada tb se sentia transfigurar…não havia mais escória a queimar..só luz…só esplendor..mas de repente Pai,fiquei sem nada…tudo estava igual…
- Jesus estava só e o anúncio da Paixão..doloroso e triste era o que ouvia…tive muito medo…senti-me triste ,com frio e o abandono fazia fremir o meu pobre ser de barro..Difícil ,muito difícil,meu Pai conjugar o finito e o eterno…aceitar que apenas na Fé continuamos unidos,,,mas em escuridão…!
- Assim,Tu, Pai,nosso Abba,Devedor pela Promessa que fizeste ao criar-nos para Ti,não desampares a minha solidão,a minha inquietude de não poder ter-Te aqui,agora e já …!!!
sábado, 16 de fevereiro de 2008
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Retrato de um papa quando jovem
noites de vela

- Anicho-me na cadeira,levanto os pés,ajeito a almofada no pescoço e preparo-me para mais uma noite de vela.
Nunca pensou o Frei Larrañaga ou talvez sim que me ia acompanhar a fazê-las.
Abençoada a hora em que comprei aquelas cassettes dele com a meditação dos salmos da misericórdia.
- Um poema do Frei
- Senhor!Enche de esperança o meu coração e de doçura os meus lábios!
- Põe em meus olhos a luz que acaricia e purifica;em minhas mãos, o gesto que perdoa.
- Dá-me valentia para a luta,compaixão para as injúrias, misericórdia para a ingratidão e a injustiça.
- Livra-me da inveja e da ambição mesquinha,do ódio e da vingança.
- E que, quando eu voltar hojepara o calor de minha cama,possa, no mais íntimo de meu ser,sentir que estás presente.Amém!
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
- A santidade tem mais a ver connosco do que com Deus,como aliás a oração, a adoração ,porque somos somos nós que nos perdemos cada vez que não O procuramos e por isso não há melhorias na nossa vida.
Ele não precisa dos nossos louvores,da nossa adoração,como aqueles deuses falsos.
Mas Totalmente Outro porque é Amor ,nos criou e nos quer santos para que vivamos melhor,mais plenos,mais transbordantes,mais realizados agora e para sempre.
Mas para isso acontecer temos que estar no ponto 0 da nossa autenticidade ou seja conscientes da nossa absoluta fragilidade, para que possa actuar o Todo Perfeito.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Ressuscitar
Os traços desfiguram-se,apagam-se ,
O corpo transforma-se em dorida árvore da cruz .
Será porque a Ressurreição habita já em nós?
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
O Espírito Santo desde sempre

- Um amigo deu-me alguns pensamentos,para colocar aqui no blog, que nos chamam a atenção para que a manifestação do Espírito de Deus se sentiu desde que no Génesis ,nos foi dado conhecimento ,que pairava sobre as águas.
- Aqui estão.
São Justino elaborou a famosa doutrina das "sementes do Verbo", que diz que o ESpírito Santo agia nos povos pagão muito antes do nascimento de JESUS!
Segundo São Justino, homens como Sócrates, Platão, Aristóteles, Plotino, receberam essas "sementes do Verbo"
São Justino dizia... "Tudo o que os filósofos antigos disseram de Verdadeiro, pertence a nós Cristãos!"
Santo Ambrósio dizia... "Tudo o que os homens dizem de Verdadeiro, vem do ESPÍRITO SANTO!"
Desde os tempos mais remotos até aos nossos dias, encontra-se nos diversos povos certa percepção daquela força oculta presente no curso das coisas e acontecimentos humanos; encontra-se por vezes até o conhecimento da divindade suprema ou mesmo de Deus Pai. Percepção e conhecimento esses que penetram as suas vidas de profundo sentido religioso.
Da Declaração Nostra Aetate
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Despertaremos vivos

O próprio autor refere que nesta obra de poesia desnuda a sua alma para que outros a sintam como sua também.
Foi esta entrega,já sem defesa,nem salvaguardas numa busca febril de Deus pela alma enamorada, quando a dor e a morte se aproximam que me tornou tão sensível a uma nova forma de escrever de J.Martin Descalzo .
Assim tento trazer à nossa lingua dois poemas do livro,que muito gostei:
No Fio da Luz
*
Mais um poema dele:
Vivi,jogando a demasiadas coisas
a viver,a sonhar,a ser um homem.
Padre António Vieira-imperioso lembra-lo
Onde se vê claramente que o mistério da Encarnação teve dois motivos distintos: um motivo o remédio, e outro motivo o amor, mas o amor primeiro que o remédio. De sorte que, se o remédio não fora necessário, pelo motivo só do amor dos homens havia de encarnar Deus, porque esse foi o primeiro motivo, e o primário: Qui propter nos homines. Íeis visitar um amigo, soubestes no caminho que estava ferido, e visitastes-lo como amigo e como ferido, mas com tal pressuposto, que, se não estivera ferido, só por amigo o havíeis de visitar, que este foi o vosso primeiro intento.
Padre António Vieira
Tão verdadeiro e tão pouco anunciado- este Amor que mesmo não sacrificial,salvaria na mesma .. .
domingo, 10 de fevereiro de 2008
Com a Fé
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Quaresma
Quaresma...tempo de se deixar curar até ao mais escondido do coração para se apresentar radiante ao Ressuscitado...
- Assim o deixemos fazer,sem deixar refolhos por abrir para q a Sua luz,a Sua paz possa iluminar todo o Encontro.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Cristo vive as nossas paixões...em nós,connosco!
Completar na nossa carne o que falta para a paixão de Cristo sinto que é esse o significado no Ressuscitado em que só a felicidade,a plenitude do bem e da alegria podem acontecer.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
és pó...e em pó te hás-de tornar...

1 - Recebi este prémio de um sacerdote, com o blog Migalhas também são pão que muito prezo,pela sua humanidade e vivência evangélica.
1. o Gil
2 - Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons (entendem-se como bons os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários).
3 - O Blog que recebe o "Diz que até não é um mau blog" deve escrever um post:a) Indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog;b) Mostrando tag do prémio e as regras;c) Indicando outros 7 blogs para receberem o prémio. 3 - Deve exibir (orgulhosamente!) a tag do prémio no seu blog.
Um abraço a todos/as e ninguém fique triste, porque ninguém fica preterido na minha amizade solidária.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Fins de mundo anunciados
