Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Concilio Vaticano II


Li no outro dia que as novas gerações de cristãos não conhecem os documentos do Vaticano II e realmente assim se dá conta ao ler os blogues jovens.

Mas quem o deseje fazer no site do
Vaticano (<----- carregar )tem acesso aos seus documentos,sendo de realçar: as Constituições Dei Verbum, Gaudium et Spes e Lumen Gentium, as Declarações Nostra Aetate e Dignitatis Humanae e os Decretos Ad Gentes e Perfectae Caritatis.

Neste ano sacerdotal em que os baptizados, no seu sacerdócio comum ,se juntam ao sacerdócio ordenado em "sacrifício vivo,santo e agradável a Deus"(RM 12,1-2) é bom reler as palavras da Lumen Gentium que nos falam do sacerdócio comum dos fiéis de que reproduzo uma pequena parte:

"10. Cristo Nosso Senhor, Pontífice escolhido de entre os homens (cfr. Hebr. 5, 1-5), fez do novo povo um «reino sacerdotal para seu Deus e Pai» (Apor. 1,6; cfr. 5, 9-10). Na verdade, os baptizados, pela regeneração e pela unção do Espírito Santo, são consagrados para serem casa espiritual, sacerdócio santo, para que, por meio de todas as obras próprias do cristão, ofereçam oblações espirituais e anunciem os louvores daquele que das trevas os chamou à sua admirável luz (cfr. 1 Ped. 2, 4-10). Por isso, todos os discípulos de Cristo, perseverando na oração e louvando a Deus (cfr. Act., 2, 42-47), ofereçam-se a si mesmos como hóstias vivas, santas, agradáveis a Deus (cfr. Roma 12,1), dêem. testemunho de Cristo em toda a parte e àqueles que lha pedirem dêem razão da esperança da vida eterna que neles habita (cfr. 1 Ped. 3,15). .O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou hierárquico, embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau, ordenam-se mutuamente um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo (16)."

2 comentários:

joaquim disse...

Pois era bom que lessem era, mas infelizmente...

E são documentos extraordinários que nos ajudam no caminho em Igreja.

Abraço amigo em Cristo

João Simões disse...

Tenho de dizer que concordo! E que embora com muitas limitações tento emendar tais defeitos de formação!

Beijos Consolatinos