Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O AMOR SEM DIMENSÂO


O cuidado colocado pelo Evangelista em descrever o vestuário e alimentação de João...leva-nos a crer o desejo de acentuar o caracter marcadamente ascético do Precursor...provavelmente pertencente aos monges essénicos de Qmran e acentuando como motus forte da sua pregação as mortificações e os sacrifícios...no entanto totalmente aberto ao que estava para vir...mesmo que diferente da sua ancestral tradição! 

Com Jesus essa vertente sacrificial e ascética desloca-se para a expansão do Reino. ("A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar". Lc 16,16) com base em misericórdia e plenitude do Amor.. Amor mais exigente que o pedido no Levitico ,("Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor". Lv 19,1 ,pois nos é solicitado para amarmos como Ele nos amou. 

"Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros". (Jo 13,34) 

É esta a partir ,de agora, a lei levada à perfeição,que a palavra de Jesus documenta abundantemente,consolidando os preceitos da antiga aliança e fortalecendo-a com um salto qualitativo na nossa prestação do Amor,que é alargado a termos anteriormente desconhecidos,como exemplifica a parábola do samaritano: 

"E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios". (Mc 12,33) 

"Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe". (Mc 12,31) 

"Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas". (Mt 7,12) 

"Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama". (Lc 7,47) 


"Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem". (Mt 5,44) 

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". (Jo 13,35) 


Ele segura os cordeiros nos seus braços,mas pede-nos que façamos o mesmo!

1 comentário:

Madeleine K disse...

Obrigada, irmãzinha, por este belíssimo post! Ouvir sobre o Amor delicia minha pequenina alma...Deus Amor lhe pague muito! Aproveito para desejar mais uma vez um Santo Natal, pleníssimo do Amor! E tem um pequenino presentinho de Natal lá no Amor Dei! Com gratidão e carinho, a menorzinha de suas irmãs em Cristo Jesus e Maria Santíssima!