Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

quinta-feira, 31 de maio de 2007

a minha fortaleza



O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. O meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. (Sl 17,3)

terça-feira, 29 de maio de 2007

Pardalitos...


Pardalitos é mesmo assim...aqui piam..aqui calam,,aqui caiem..aqui se levantam...sempre mudam..sempre saltam..mas apesar de toda a alternância valem tanto para o Senhor, que são citados no Evangelho.
"Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus". (Lc 12,6)

sábado, 26 de maio de 2007

semelhança


ao dar os comprimidos na boca da minha Mãe...senti-me ministra da comunhão,de outra forma sim,mas talvez com alguma semelhança relacional...

sexta-feira, 25 de maio de 2007

missa em latim...tradição ou ...?

Introibo ad altare Dei
(*************do meu primeiro missal***********)

Mas qual é a tradição: a de Jesus Cristo que falava a lingua do seu povo e celebrou a 1 ª Eucaristia na sua lingua...
ou a de uma época mil anos posterior que cortou o povo de Deus da participação passando a ser assistente passivo,que tirou ,com a adopção de uma lingua estrangeira ,a possibilidade de santificar as horas do dia como o fazia primitivamente... que reduziu o conhecimento de Cristo,a revelação do Abba contido na Biblia,a um fluído longinquo ministrado a conta-gotas.

Sim..eu assisti à missa em latim em que se desfilavam as contas do rosário...frente uma cerimónia estranha em que apenas o padre e assistentes pareciam ter algo a ver com o milagre da Encarnação,da Paixão,da Ressurreição.

oração centrante


A oração centrante,que nunca entendi como se alcança .


"O importante nessa oração é nosso ser desnudo, calado, quieto, diante do Senhor. Nesse momento, SOMOS, para Deus apenas. Não vamos falar, não vamos pedir. Ele sabe do que precisamos. Vamos fazer espaço para Ele em nós"-diz no blog da oração centrante.


Há sim isso acontece..quando pelo cansaço,a angústia,a perda só dá uma espécie de fúria de ir para a igreja e aí ficar em exposição à misericórdia de Deus-de ser bem desnudo,sim.


Sem capacidade de articular nem ai nem ui,mas sentido aquela tepidez do sol a aquecer e a serenar !

PAI NOSSO


PAI NOSSO - Jesus levando-nos ao Pai,mas numa multitude de irmãos..não mais sòzinhos,se bem que sós...QUE ESTAIS NO CÉU - no céu,na terra em toda a parte...mas diz-nos que por mais próximo,mais Emanuel Ele é sempre o Totalmente Outro...

terça-feira, 22 de maio de 2007

Pai nosso


Fazia calor naquelas tardes quentes do verão alentejano...brincávamos nos campos em volta do colégio até as caras ficarem da cor de morango,debaixo dos enormes chapéus de palha.

Às 13:45 um pequeno sino interrompia a brincadeira.Formávamos e iamos para o terço.Esbaforidas entrávamos na capela e custosamente e quase mecânicamente os pai-nosso e avé marias desfilavam,até q o sininho marcasse o fim da dezena até às 3 avé marias finais.

Confesso, que só mais tarde, o Pai-Nosso começou a ser rezado conscientemente,saboreando a riqueza de cada palavra.

sábado, 19 de maio de 2007

à sombra da tua asa


"Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade de mim, porque a minha alma em vós procura o seu refúgio. Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe". (Sl 56,2)
" Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas... e tu não quiseste!" (Mt 23,37)
Como senti a presença da asa quando a menininha de dois anos,vinda de longes terras,onde os sinos não tangem , ao ouvi-los correu para a mãe e levantando-lhe o braço,meteu a cabecinha debaixo até que o "perigo"passasse!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

outro te cingirá


(São João 21,18)Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.


Aceitar as forças que nos vão destruindo no processo do Encontro.A pouco e pouco nada teremos de pessoal e próprio.A nada poderemos chegar e transformar por nós próprios.Ficaremos dependentes em tudo dos outros.


Às vezes acho graça a declarações muito afirmativas de independência e rebeldia...quando tudo é tão efémero,tão fragil,tão rápido.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

descobri o Abba


Durante bastante tempo pensei q a oração individual seria para seres mais qualificados em saberem dirigir-se a Deus com intimidade...
quem sabe talvez só os Anjos reunissem as condições necessárias...


Até que descobri o Abba,a minha incarnação junta à de Jesus,a oração como a respiração do Espírito em nós...
e mais vi que só nós...os sem referências hierárquico-eclesiasticas... somos absolutamente livres para orar...


os Anjos e demais seres qualificados ,por regra ou código canónico ,sempre terão que orar por inerência do cargo !

quarta-feira, 16 de maio de 2007

uma pequena aceitação


Encomendei "o grande silêncio" pela net ,dado que não posso ir ao cinema.


Preparei uma altura de recolhimento para o ver,mas sucederam-se alternadamente sentimentos de decepção,zanga,lamentos...tinham mandado apenas um dvd com a banda sonora...


Começou a tocar e havia uma tão grande doçura nas raras palavras que ouvi,que lentamente ela também começou a entrar em mim...


terça-feira, 15 de maio de 2007

o limiar do infinito


O/A homem/mulher,imagem de Deus, foi criado com uma dimensão tão vasta que não cabe numa vida tão pequena...

Os cientistas e os filósofos ateus defendem uma visão do homem ,como ser criador,mas quedam-se á porta do infinito...

horizonte da vida


o horizonte essencial da vida é feito da entrega de muitas coisinhas singelas e comezinhas...em que sentimos a vida esvair-se ,sem q tenha deixado rasto...a não ser no tal Livro, em letras minusculas...,para um lugarzinho remoto,mas tão suficiente!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2007

manso e humilde ...

pintura de Josefa de Óbidos
Tem q se previlegiar sempre a parte boa que temos...aquela q não se destruiu com a desobediência...e pedirmos sempre que seja essa cresça em nós até sermos um templo do ES completo.


Abdicar de atitudes de violência,jugular pensamentos maldicentes ,purificar as imagens com que crescemos de importância e de poder iguais às dos tempos do Evangelho, em que esperavam um Deus dos Exércitos um leão de Judá e foi-lhes dado um manso e humilde cordeiro .


Quando esperavam que com aquelas curas espectaculares ,Ele se fosse convencendo do seu valor e assumisse atitudes de prestigio,Ele ajoelha-se aos pés dos discipulos...

a infinita plenitude



Aos cristãos é proibido (com uma proibição que deve ser totalmente levada a sério) satisfazer-se com algo que seja menor que a infinita plenitude de Deus.

Karl Rahner


Penso que a infinita plenitude é não ter medo de mais nada,permanecer numa paz absoluta,conservar uma confiança de criancinha,numa antecedência gozosa da beatitude divina,começando aqui e agora,mesmo que pelos tempos e espaços que a tensão entre nós e nós e nós e o exterior permite.

terça-feira, 8 de maio de 2007

aquele período


Manter-se vigilante naquele período mais escuro...que precede a aurora...quando conforme dizia um rabino"os portões da misericórdia divina estão abertos de par em par"...em que o eu ,com as preocupações anexas, se suspende no silêncio da noite para dar lugar a uma paz profunda

e então às 5 horas ligar a radio Notre Dame e ouvir as laudes no mosteiro de Randol...o gregoriano muito doce faz-nos baloiçar serenamente como se o fizessemos nos braços do Pai...

Luz trinitária




Ler os Evangelhos numa luz trinitária....descobrir Jesus divino,entrosado na Trindade, quando os nossos olhos terrestres são mais afeitos a encontrar o Jesus apenas humano...como se processam ambas as identidades,coexistentes mas não predominantes uma ou outra ?
No Novo testamento oitenta e seis vezes Jesus é denominado Filho do Homem,quarenta e seis é chamado Filho de Deus.. .mais oculto durante o breve período da encarnação Deus-Filho?


perguntamos


é em Deus que vivemos,nos movemos e existimos-como S.Paulo explicou em Atenas...

Não devia haver lugar para mais nada.

Talvez quardemos sempre um canto reservado...esse q permite o tropicarmos...mas como foi ele lá parar?
Talvez o preço de não sermos marionetas...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Por AMOR




Deus abdicou do seu magnifico silêncio,do Seu perfeito isolamento de plenitude, por Amor...criou e procurou o homem uma e outra vez...não seremos mais próximos da imagem Dele quando por AMOR se abdica em parte do magnifico silêncio para partilhar o último degrau…a sétima morada da comunhão e intimidade com o Pai?

começar

um diário espiritual...ou melhor dizendo algumas notas em caminho