Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ENCONTRO


Quando começamos a compreender que na oração vamos encontrar Alguém e Alguém que nos ama de forma única o sentido da nossa oração muda.


Não é mais um dever,uma obrigação, mas uma corrida para o dialogo em que o coração escuta a voz do Pai e adora o Espírito que em si reza de forma inexprimível produzindo uma necessidade cada vez mais forte de conformar o nosso eu com Jesus,nosso divino Irmão.


Dizia-nos um monge trapista, sobre a oração ,em que vivia imerso:“A oração não é só uma criação do Pai, mas também um dos poucos caminhos pelo qual o homem consegue chegar ao nível da linguagem divina.

Quando o homem ora, o Pai consegue compreender a linguagem dos filhos. Sublinho que orar não significa forçosamente existência de sons, pode muito bem apenas ser a tua presença.”


Na continuidade da oração vamos descobrindo que o Pai se vai revelando à medida do nosso próprio mistério,movendo as fibras mais ocultas do nosso ser,na Sua direcção.Muitas vezes nos apontam métodos e formas de rezar,mas nunca podemos abstrair a nossa maneira pessoal,o nosso esforço único de encontrar o Senhor.


Vemos nos Evangelhos que todos os encontros de Jesus são pessoais.Quando os encontros se tornam mais e mais frequentes as virtualidades, que em nós existem, vão-se expandindo em vida de abundantes frutos.


O Padre jesuíta Dário Pedroso dá-nos ,em síntese, toda a maravilhosa realidade dos nossos tempos com Deus:
“Com a oração dar-se-á aos poucos a evangelização do nosso interior, da alma, do coração, da inteligência, da vontade, do afecto, do ser e da vida. Oração que não seja pietismo estéril, piedade balofa, espiritualidade vazia, mas grandeza de alma, plena de Deus, da sua vida e da sua graça. Por isso, oração que transforma, que cristifica, que converte, que cura, que transfigura, que nos mergulha em Deus e nos dá paz e alegria. Oração que nos faz viver de outro modo e nos compromete com os homens, com o mundo.Oração que nos dará o fogo dos Apóstolos da manhã de Pentecostes. Oração que nos fará incendiários ao jeito de Jesus. Oração que nos dará a graça de vivermos a vida com paixão, de coração aberto para amar sem medida.Oração que nos fará aprender a morrer, como o grão de trigo, para que os outros tenham vida e a tenham em abundância. Oração que nos abrirá o coração ao amor louco e apaixonado de Deus e nos fará descobri-Lo sempre, e cada vez mais e melhor, como o tesouro das nossas vidas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O espírito do Amor ...

Um hino de Vésperas que nos anima de esperança profunda:

A criação no meio das trevas
Geme por Ti,Deus de bondade
Ao seu apelo chega à nossa voz
Um grito profundo de humanidade

Obscuras testemunhas de uma esperança
Que estende para Ti as mãos atadas
Prisioneiros do sofrimento
Na sombra, têm fome de liberdade

Do mais longínquo da génese
Os nossos corpos dirigem-se para o túmulo
Mas no intimo da promessa
A morte muda-se em fogo novo

O espirito de Amor prende-se à terra
Num abraço misterioso
Grita em nós:”Vem para o Pai!
Vencida a morte,verás a Deus!"

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Atentos...


Os nossos caminhos são sempre de Emaús porque cremos firmemente que o nosso Irmão Maior os faz connosco...por isso nos arde o coração quando estamos atentos a Ele.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como me fizeram a vontade!

(mosteiro de Alcobaça - Portugal)

A única vez q fiz de anjo e apareci num teatro do Colégio das Doroteias foi num quadro vivo da Assunção de Maria e porque uma freira se apiedou do meu desgosto infantil de nunca aparecer como anjo.

Dado que o meu volume não se coadunava com os anjos esguios e pálidos que adornavam o teatro do colégio,foi uma solução parecida com esta escultura do mosteiro de Alcobaça, que foi achada.


Verificar ,por favor,os anjinhos aos pés da Virgem Maria ou à volta da sua cabeça,que me fizeram regressar à memória do episódio vivido.

E assim a minha cara bochechuda apareceu,num um ar de felicidade absoluta, com pequenas asas, a rasar o pescoço, entre nuvens de papel de seda rosado e azul celeste!.

domingo, 13 de setembro de 2009

Os patamares da Espiritualidade


Não sei se foi depois do concilio de Trento que a nossa espiritualidade começou a sofrer uma divisão em patamares:a da hierarquia e a monacal mais elevada,mais intima,mais apoiada na Sagrada Escritura e depois a dos féis mais simples,mais necessitada de intermediários ,mais devocional,mais fraquinha.

Li no outro dia que os ortodoxos conservaram a unidade dos primeiros tempos sendo de igual intensidade,exigência e proximidade para todos a sua relação com a Trindade Santissima.

Parece-me no entanto e graças a Deus que também caminhamos no mesmo sentido.

DEUS TUDO E EM TODOS!

sábado, 12 de setembro de 2009

A graça


A Graça permite-nos desenvolver o Amor,até nos consumirmos na sarça ardente da Presença,se estivermos com Cristo tão intimamente como as vides com a videira. (JO 15, 1-8)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

custa...


Abba,meu Pai...custa,mas é na ingratidão das pessoas que nos aproximamos à Tua fidelidade, sem quebras e à plena gratuidade do Teu Amor.

Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos.Mat 5,45

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

o mundo

(mosteiro de Alcobaça -Portugal)
“O mosteiro não é um lugar para se ‘fugir’ do mundo. Ao contrário: estando no mosteiro, assumo minha verdadeira participação em todas as lutas e sofrimentos do mundo. O fato de adoptar uma vida que é essencialmente não-assertiva, não-violenta, uma vida de humildade e paz, é, em si, uma declaração da própria posição.” Tomás Merton OCSO

Sim ,não pode ser ,pois se o Filho desceu dos céus para se fazer carne por nós, porque o Pai amava o mundo,como pode alguém fugir dele ?

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Adoradores

(Fátima-Portugal)
Adorarmos, em espírito e verdade, será mais que aconchegarmos as nossas almas na sombra da asa protectora e sairmos reforçados para o bom combate de cada dia?

sábado, 5 de setembro de 2009

pura e sem mácula...


“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tiago 1,27).

Sim ,é aí nas páginas imorredouras do Evangelho que encontramos a força e a graça para assistirmos aos doentes, sem férias,nem pausas!

Somos a Igreja,que sujeita às manchas e rugas da humanidade,muito lentamente se atavia para as núpcias do Cordeiro.


Mas creio firmemente que pela acção do Espírito Santo,Cristo ,a poderosa cabeça, atrai a SI,em pulsões irresistíveis ,o seu corpo curando os membros frágeis e doentes ou agarrados ao pano velho ...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Se eu te esquecer,Jerusalém...!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

antes do tempo...



"Todos os que querem afirmar uma verdade antes do tempo arriscam-se a descobrirem-se heréticos". Teilhard de Chardin

Quantas vezes vemos isso neste corpo de que fazemos parte integrantee .

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ingmar Bergman


Certos pregadores derramam sobre nós ondas de mensagens em tom irritado e demolidor.

Sempre me lembram os filmes de Ingmar Bergman onde quando apareciam pregadores a ira de Deus ocupava toda a pregação deixando de fora o Amor,a Esperança,a Confiança.

O Abba de Jesus Cristo já não tinha mais lugar.

Meu Pai...o filtro, sempre aquele filtro que fez o cego Bartimeu dar um salto e correr para Jesus quando o mesmo se desfez.