Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

eu restei na praia,


Quando eu era jovem, a

corrente que me arrastava corria forte e

rápida. A brisa da primavera derrotava-se

a si mesma, as árvores ardiam em flores e

os pássaros não dormiam, cantando sem

parar.

Naveguei vertiginosamente,

Arrebatado pelo dilúvio da paixão. Eu não

tinha tempo para ver, sentir ou deixar que

o mundo entrasse em meu ser.

Agora que a maré da juventude

Baixou e eu restei na praia, posso ouvir a

Profunda música de todas as coisas, e o céu

abre para mim o seu coração cheio de estrelas.

(Tagore, 1991,p.38)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

orar ao Pai...


Jesus procurava intensamente o contacto íntimo com o Pai.Depois de atender multidões,curar os doentes,receber todos os que se aproximavam para O ouvir,para O tocar ,retirava-se para orar ao Pai.

Retirava-se para lugares calmos e solitários em que a comunhão atingisse a plenitude,sem conhecer horas de terminar.A oração era alimento para as jornadas de intenso ardor apostólico,de fadiga extenuante.Jesus encontrava-se com o Pai,buscava continuamente a Sua vontade.Porque contemplava e orava podia fazer muitas coisas, sem que se interrompesse a corrente de amor e de obediência que o ligava a Deus:

"Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho". (Mt 14,23)

"E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar". (Mc 6,46)

"Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar". (Lc 5,16)

"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus". (Lc 6,12)

Na minha vida de cada dia,no meio dos problemas que se me apresentam,envoltos que somos em fadigas e trabalhos é a oração ao Pai ,com Jesus e como Jesus, que nos faz enfrentar o desgaste dos dias apressados e rotineiros, dando-lhe um esplendor de transfiguração,promessa antecipada de tempos futuros


Jesus quando foi baptizado,no início da sua vida pública, orava e a sua oração atraíu o Espírito Santo e a manifestação do afecto do Pai:

"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição. (Lc 3,21-22)

No início de uma nova tarefa,no chamamento para o cumprimento de uma missão,como Jesus oremos,para que o Espírito Santo nos anime a prosseguir e o Pai manifeste o amor que nos têm em seu perpétuo encontro connosco.



Jesus.impulsiona os seus discípulos para com Ele e por Ele,procurarem o dialogo com Deus,na comunhão do Espírito Santo!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

a face de Deus


Deus nos criou para Ele e para sermos a face Dele,para os mais aflictos,amargurados,tentados..

Jesus exercia a misericórdia pelos feridos do mundo e procurava no Pai a indispensável união para a plenitude da transmissão do Amor.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

bilhões de pontos de luz...


Thomas Merton

No centro do nosso ser há um ponto de ‘nada’ que é intocado pelo pecado e pela ilusão, um ponto de pura verdade, um ponto ou uma centelha que pertence inteiramente a Deus, a qual nunca está à nossa disposição, da qual Deus dispõe as nossas vidas, que é inacessível às fantasias da nossa própria mente ou às brutalidades das nossas vontades.

Este pequeno ponto de ‘nada’ e de absoluta pobreza, é a glória de Deus em nós. Podemos dizer que é o seu nome escrito em nós, como a nossa pobreza, como a nossa indigência, como a nossa dependência, como a nossa filiação. É como um diamante puro, reluzindo com a luz invisível do céu

Está em todos e, se pudéssemos vê-lo, veríamos estes bilhões de pontos de luz reunindo -se e reluzindo como o sol que faria toda a escuridão e crueldade da vida ser banida completamente... eu não tenho um programa para tal visão. Mas o portão para o céu está em todos os lugares.

domingo, 25 de dezembro de 2011


E pela adesão de Maria, "um Menino nos nasceu,
um Filho nos foi dado"(Isaías,1-7)!

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Natal de Jesus

(foto da net)


O meu Menino Jesus não é de metal,de cerâmica, mesmo de marfim...

O meu Menino Jesus multiplica-se hoje e sempre aos milhares ,até milhões sem fim...

Em presépios abandonado pelas serranias...

Ou em quentes estepes, embalados por outras Marias ...


É esse o Menino que beijo
Em cada Natal de Jesus...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dai-me, Senhor, um coração que Te escute


Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o". (Mt 17,4)

Quando oramos falamos com Deus e Ele fala connosco,se bem que de um jeito diferente do nosso. O salmo 24 diz-nos ,na sua sabedoria milenar,para estarmos abertos à sua PRESENÇA. “14. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança.”

Mas para O ouvirmos é necessário que o nosso coração se prepare.A escuta de Deus pede-nos uma rotura,um deixar das nossas dispersões. Deixemos as nossas vistas cheias das imagens do dia,as nossas preocupações,as memórias dos nosso trabalhos e exponhamos as nossas vidas inteiramente à misericórdia do Pai, sem que os nossos lábios ou nosso interior utilize fórmulas,articule palavras.Ele irá falar-nos no mais profundo do nosso ser.Façamos silêncio.

Maria,a doce mãezinha de Jesus e nossa,sempre nos ensina como proceder: Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração (Lc 2,19).

E como a flor toma a cor,por estar exposta ao sol, assim os nossos corações ficarão cada vez mais conformes a Cristo à medida que cada vez mais e mais intensamente deixarmos a Sua Luz entrar e agir.

Dai-nos, Senhor um coração que Te escute na Palavra,nos nossos irmãos,no Espírito que habita em nosso peito!.