constante do filme ,que ganhou a Palma de Ouro de Cannes, sobre o martírio dos monges de Thibirine.
Voici la nuit,
L'immense nuit des origines.
Et rien n'existe hormis l'Amour,
Hormis l'Amour qui se dessine :
En séparant le sable et l'eau,
Dieu préparait comme un berceau
La Terre où il viendrait au jour.
Voici la nuit,
L'heureuse nuit de Palestine,
Et rien n'existe hormis l'Enfant,
Hormis l'Enfant de vie divine :
En prenant chair de notre chair,
Dieu transformait tous nos déserts
En Terre d'immortels printemps.
Voici la nuit,
L'étrange nuit sur la colline,
Et rien n'existe hormis le Corps,
Hormis le Corps criblé d'épines :
En devenant un crucifié,
Dieu fécondait comme un verger
La Terre où le plantait la mort.
Voici la nuit,
La sainte nuit qui s'illumine,
Et rien n'existe hormis Jésus,
Hormis Jésus où tout culmine :
En s'arrachant à nos tombeaux,
Dieu conduisait au jour nouveau
La Terre où il était vaincu.
Voici la nuit,
La longue nuit où l'on chemine,
Et rien n'existe hormis ce lieu,
Hormis ce lieu d'espoirs en ruines :
En s'arrêtant dans nos maisons,
Dieu préparait comme un Buisson
La Terre où tomberait le Feu !
AELF
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
não cessa...
O Amor,aquele Amor de que Deus é feito, não cessa com a morte.(I Corintios 13,8)
Amaremos mesmo depois de franquear, nós ou os outros, os umbrais da Eternidade.
Vita non tollitur,sed mutatur-a vida não nos é tirada,apenas se muda-como se reza no prefácio da missa de defuntos.
Em Cristo,nossa Páscoa,te abraço!
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
é Cristo que vive em mim
(Praia Grande - Portugal-Ago 2010)
"A contemplação é a consciência e a compreensão, e mesmo, em certo sentido, a experiência daquilo em que cada cristão obscuramente crê: 'Não sou mais eu quem vive; é Cristo que vive em mim'.
É um despertar, uma iluminação, e a surpreendente compreensão intuitiva por meio da qual o amor adquire a certeza da intervenção criadora e dinâmica de Deus em nossa vida quotidiana."
Novas sementes de contemplação, de Thomas Merton AQUI
Quantas vezes estiolados por regras e ritos fomos perdendo a capacidade de nos abrirmos a estas certezas do AMOR,que em nós vive.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
as trancas na mão..
Estava a ver um programa do Prof.Hermano Saraiva dedicado à ilha do Pico quando ouvi uma frase dele ,que me parece ajustada.
É mais ou menos assim"Quando queremos trancar as portas do tempo,para evitar que mude,as portas apodrecem e apenas ficamos com as trancas na mão".
Parece-me que era o que o bom papa João se referia ao falar sobre saber reconhecer os sinais dos tempos.
Podemos melhorar,extraír o bom ,deixar o mau,mas de nada vale querer voltar para trás ou transformar-mo-nos em trágicos e permanentes muros das lamentações.
É mais ou menos assim"Quando queremos trancar as portas do tempo,para evitar que mude,as portas apodrecem e apenas ficamos com as trancas na mão".
Parece-me que era o que o bom papa João se referia ao falar sobre saber reconhecer os sinais dos tempos.
Podemos melhorar,extraír o bom ,deixar o mau,mas de nada vale querer voltar para trás ou transformar-mo-nos em trágicos e permanentes muros das lamentações.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
o ego...
(Praia Grande-Sintra-Portugal)
"Mas os monges na Idade Média, e os clérigos também, acreditavam que o paraíso interior era a base por excelência da liberdade no coração do homem. Para encontrá-lo tínhamos de viajar, como dissera Santo Agostinho, não com os pés, mas com os anseios. (...) Paraíso é simplesmente a pessoa, o eu, mas o eu radical em sua liberdade incontida. O eu não mais revestido de um ego."
Love and Living, de Thomas Merton
difícil desvestir o ego...o medo das sombras sempre actuante...
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
FEITOS PARA AMAR...
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Consola-nos...
Leitura breve 2Cor 1,3-5
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda
consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, coma consolação que nós
mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.
Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa
consolação por Cristo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
