Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 28 de junho de 2010

o Teu Amor


Trindade SS,na verdade somos servos inúteis...de Ti, do Teu Amor Uno e Trino recebemos Tudo por misericórdia!

domingo, 27 de junho de 2010

tradição...

vinho novo


Voltarem os ouros,as rendas,o latim,os rituais pesados ,as vestes longas,os cabeções,as batinas,as devoções do infantilismo religioso.

Meu Deus,só me faz lembrar o querer meter o vinho sempre novo,sempre estuante,sempre vivo, em odres já rachados,já velhos.E vão rebentar sem que daí venha um anúncio mais eficaz do Evangelho.

Chamam regressar à tradição,mas a tradição não pode ligar-se a metade da marcha do povo cristão,tradição nascida do concilio de Trento, mas sim à tradição da igreja nascente de Jerusalém,com Cristo a presidir.E nessa tradição das origens não havia nada disso.

Será que os actos dos apóstolos não são mais conhecidos?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Assim o creio...


O Senhor diz ao seu povo:.Carreguei convosco desde o vosso nascimento.Permanecerei o mesmo até à vossa velhice;sustentar-vos-ei e salvar-vos-ei Is 46,3-5,9


Assim o creio,assim o espero da tua infinita misericórdia,meu Pai!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os Padres da Igreja


10. Disse Jerônimo: Entre os cristãos, infeliz é quem lança a ofensa e

não quem a sofre (Ep. 17,1; PL 22, 359).

32. Disse Anastásio: Se não perdoas a injúria que te foi feita, é antes

uma maldição sobre ti mesmo - e não uma oração - o que fazes ao rezar:

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem

ofendido.

36. Disse Isidoro: Para Deus, as lágrimas de penitência equivalem às

águas do Batismo (De Eccl. off. II, 17, 6; PL 83, 803).

63. Disse Gregório: Temer a Deus é não omitir nada do que devemos

fazer (Mor. I, 3, 3; PL 75, 53).

67. Disse Gregório: A justiça, se não tem flexibilidade, perverte-se em

crueldade (Hom. Ez., I, 3, 8; PL 76, 809).

97. Disse Isidoro: Ninguém é mais culpável do que aquele que ignora

Deus (Sent., I, 6; PL 83, 600).


Em todas as partes,em todas as idades a actualidade dos padres da igreja.

domingo, 20 de junho de 2010

reza de noite


Escreveu o Padre Charles de Foucauld:"Nosso Senhor reza sòzinho,reza de noite...Amemos,prezemos,pratiquemos,seguindo o Seu exemplo,a oração nocturna e solitária...Quando tudo na terra dormita,vigiemos e ergamos as nossas preces ao nosso Criador...Horas de incomparável delicia,horas abençoadas que fariam achar a Santo António as noites demasiado breves...horas que enquanto tudo se cala,tudo dorme e parece sumido na sombra,eu vivo aos pés do meu Deus,abrindo o meu coração no seu Amor,dizendo-Lhe que O amo e Ele repondendo-me que nunca serei capaz de O amar tanto,por grande que seja o meu Amor,quanto Ele me quer...Noites afortunadas que o meu Deus me consente a passar a sós com Ele..."

Li uma vez que um rabino referia que na noite se escancaram as portas da misericórdia.

Agradeço ao Pai das misericórdias admitir-me ,na minha indignidade,nesse santo e imerecido convivio das madrugadas silenciosas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jesus,o Revelador...

...no AT era o Deus distante,poderoso,sem nome,a quem se ofereciam sacríficios cruentos...mas com Jesus o Seu verdadeiro rosto de Pai amoroso,foi revelado,cheio de amor e misericórdia pelos seus filhos...um Deus que nos é apresentado com o ápodo carinhoso de Abba,numa confiança absoluta de uma criança no seu Abba,..Paizinho...agora Ele está connosco,mora próximo,e continuando o Totalmente Outro é o Totalmente Nosso,veio nos procurar e habitar entre nós...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

manso e humilde---


"Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada". (Mt 10,34)


Na verdade é preciso apontar a espada ao nosso egoismo,soberba,violência..
ervas daninhas que tanto custam a eliminar...

Conseguir viver no Amor é exercer violência, mas contra nós próprios,pois tantas vezes nos apetece comentar,criticar,responder
olho por olho,dente por dente...

Jesus conhecia-nos até ao fundo...e sabia quantos olhos,quantas mãos temos que arrancar para nos vencermos,para perdoarmos,para recomeçarmos a cada decepção do pecado!

Mas Ele espera-nos...Ele que é manso
e humilde de coração...quer que o nosso coração seja igual ao DELE..
.e isso custa...ai se custa!!