Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 30 de junho de 2008

... neste Amor...


Como é verdade que Deus é nosso Pai,é igualmente 

verdadeiro 

que Deus é nossa Mãe.

E vivo com a completa certeza que Deus antes de nos ter criado,

nos amou 

e o Seu amor nunca dominuiu e não diminuirá 

nunca.Neste amor 

Ele fez todas as Suas obras e neste amor  

move todas as coisas 

para nosso bem e neste amor 

a nossa vida é eterna.







Escrevia assim Juliana de Norwich no século XIV e 

é bom sabê-lo, 

quando experimentamos 

uma humanidade tão falível.


Agrdeço,Abba,Pai e Mãe estes pontos luminosos 

que 

vão balizando o caminho...

sábado, 28 de junho de 2008

desde já mortos e ressuscitados...


Sepultados com Cristo no baptismo, fostes também ressuscitados com Ele, porque crestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos, aleluia!" (Cl 2,12)


Desde o baptismo que a morte e a vida coabitam em nós,numa dinâmica de Ressurreição....na construção do Reino.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

levantar grades...


 Dizeis: darei só aos que precisam. Mas os vossos pomares não dizem assim; dão para continuar a viver, pois reter é perecer.Khalil Gibran

 O fechar todas as portas,erguer muros e levantar  grades...não será reter o Amor das duas faces,fazendo perecer os que jazem nas trevas e sombras da morte esperando por Ele em corações disponíveis para a escuta,mas que secam sem se derramarem,querendo encher a fonte?

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Perdas...



Em tantas perdas que vamos sofrendo:pessoas,afectos,saúde,energia a Tua vital ligação nos sustenta. 


(São João 15,5)
Eu sou a 
videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Onde?


Permanecerei o mesmo até vossa velhice, sustentar-vos-ei até o tempo dos cabelos brancos; eu vos carregarei como já carreguei, cuidarei de vós e preservar-vos-ei (Is 46,4)


Abba,meu Pai ,assim o espero,assim o creio.Onde iria eu,Senhor...

sábado, 21 de junho de 2008

a única passagem...

Saber e conhecer e experimentar que Jesus é a ponte para o Pai...a única passagem do homem para o divino é por Ele, que também foi filho do homem...

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Que é o homem?


2:6 Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Hebreus



Visitou e permaneceu para sempre connosco e em nós,na Eucaristia,o prolongamento da Incarnação,como disse o Padre António Vieira,apesar da pouca qualidade dos filhos do homem,pela graça,pelo amor gratuito do Pai.

Abba,meu Pai como agradecer um dom tamanho?

quarta-feira, 18 de junho de 2008

 amor das duas faces


Quereis verdadeiramente prestar homenagem ao Corpo de Cristo? Então não O descuideis quando está nu. Ao mesmo tempo que O honrais aqui nesta Igreja com tapeçarias feitas de seda, não O ignoreis fora quando está a morrer de frio e nudez. Porque Aquele que disse 'Isto é o meu Corpo...' disse também 'Quando tive fome não Me destes de beber...' Que sentido tem que a vossa mesa esteja cheia de cálices de ouro, enquanto Ele mesmo está a morrer de fome?... A conclusão é esta: Não negligencieis o vosso irmão enquanto decorais a sua casa. O vosso irmão é mais o templo de Cristo que qualquer igreja». 
(In Mt. hom. 50,4)
S.João Crisóstomo


A Eucaristia é  alimento para que a jornada não se demita do substancial da Fé:o amor das duas faces.

terça-feira, 17 de junho de 2008

desde a aurora


Ant. 2 Durante a noite a minha alma vos deseja, 
e meu espírito vos busca desde a aurora. 
Das laudes de hoje


Abba,meu Pai ajuda-me a fazer deste  dia um hino de amor ,daquele Amor que Teu Filho nos provou até à morte ,

Leitura breve 1Jo 4,14-15 

Nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do 
mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com
ele, e ele com Deus

domingo, 15 de junho de 2008

Abá,ó Pai


Leitura breve Rm 8,15-16 
Vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá – ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 


Espírito de filhos de Deus ,na comunhão do Espírito Santo, envolve a nossa presença constante a abraçar a dor do mundo,a que não pertencemos,mas onde estamos como expressões  do amor de Deus.

sábado, 14 de junho de 2008

sinais de Aleluia


(Filipenses 4,8)

Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.




Estes  
sinais de Aleluia mostram-nos como os pensamentos que o apóstolo Paulo refere podem ser concretizados e a esperança manter-se nos cercos da desistência,do conformismo,da desilusão...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

glória de Deus em nós...


<
No centro de nosso ser, existe um ponto como que vazio, intocado pelo pecado e pela ilusão, um ponto de pura verdade, um ponto, uma centelha que pertence inteiramente a Deus... Este pontinho "de nada" e de absoluta pobreza é a pura glória de Deus em nós... É como um diamante puríssimo, a brilhar na luz invisível do céu. Isso existe em todos os homens, e se pudéssemos vê-lo, veríamos esses milhões de pontos de luz a juntar-se na face e no ardor de um sol que faria desaparecer completamente toda a escuridão e toda a crueldade da vida..." (Thomas Merton, OCSO)


Meu Pai,Abba que a nossa centelha brilhe  nas trevas que rodeiam a nossa humanidade....

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nada podemos...


Nada podemos contra a insuficiência ,contra as névoas,que a condição humana nos impõe.Está escrito:que havemos de ser cingidos e levados pra onde não queremos.


(São João 21,18)Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.


Nesse profundo abismo de onde clamamos,Abba,meu Pai estarás pelo Teu Filho que vive connosco cada momento da nossa fragilidade até que entreguemos nas Tuas mãos o nosso espírito.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

oração



Li no outro dia que se pede na Igreja por muitos e santos sacerdotes,mas não se pede ,com tanta insistência,por muitos e santos casais.






Abba,meu Pai,dá-nos muitas e santas famílias, porque é nelas que nascem as vidas ,que se Te consagram no silêncio dos claustros ou nos vendavais da vida.

sábado, 7 de junho de 2008

abraço


Encontrar-se no abraço do Pai,viver no abraço,fazer a comunhão dos santos em abraço...sentir a filiação divina que nos leva a sermos fraternos e dialogantes...






oh meu Abba, o que oro por isso, mesmo sem saber se alcanço

sexta-feira, 6 de junho de 2008

amigos



"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". (Jo 15,15)






Pai,meu Abba ,pelo Teu Filho somos chamados a um dialogo constante de amigos ,a uma ligação continua de intimidade com Quem nos chama Filhos,Quem nos chama de amigos,Quem nos consola.





Sem esse dialogo conTigo, com os outros,a vida desfaz-se,o coração é vandalizado pela violência do isolamento,da não aceitação do diferente,pelo orgulho de subsistir sem relação de proximidade.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Como recusar?




Recebo o abraço do Pai fortemente na Eucaristia...os primeiros cristãos diziam que não podiam viver sem o Domingo...nos Actos dos Apóstolos está escrito "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fracção do pão e nas orações". (At 2,42).



Assim para mim,como o foi para eles, é também vital ir buscar força,consolação,entendimento,comunhão com aquele grupo de cristãos que continuam a reúnir no dia do Senhor, para celebrarem a festa dos irmãos com o Grande Irmão que é Jesus Cristo,juntando as suas pequenas/grandes oblações à entrega do Amor.


É-me muito doloroso não poder celebrar o Domingo,com a comunidade,no sacramento da Presença.E mesmo noutros dias o milagre maior está ali,para nós,só para nós,filhos amados do Pai.Como recusar?