Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós, que ouço, com todos os outros seres, falar, rezar, chorar, quando me junto a Vós.
TEILHARD DE CHARDIN

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A interface junto do Pai


7. Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti.8. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.11. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.Jo 17.








O capitulo 17 de S.João anúncia-nos uma boa nova.







Jesus intercede por nós junto do Pai e o modo como o faz.Este capitulo ,na sua totalidade, deve estar perto dos nossos olhos e ainda mais do nosso coração.Jesus associa a nossa carga pecadora e tão frágil à Sua oração.Nada continua igual.







E é mais que um intercessor,porque é a interface entre nós e o Pai.Ele veio Dele,transmite o que ouviu ao Pai e ensina-nos como O havemos de reconhecer.Senhor ,não afastes de nós a Vossa Face.







Kyrie Eleyson.

Reconhecer o mistério de Jesus, que dá a Sua vida por amor e que permite assim o acesso à mesma intimidade que O liga ao Pai pelo seu amor comum é motivo para nos alegrarmos e causador da nossa gratidão.







É assim que Maurizio Costa (S.J.) fala da oração cristã:”O silêncio eterno do Pai de onde a voz parte e onde termina, e o silêncio do coração do homem, que a recebe e, através da força do Espírito, a restitui como dom de si sempre mais pleno” .



Estando com Ele ,esvaziando-do-nos de nós para nos enchermos do Ressuscitado,a nossa mudança (metanoia) vai-se produzindo para permitir que o testemunho e o anúncio sejam uma constante da nossa vida,dada para não mais acabar.






Terminemos,orando"Bendito sejas,Senhor nosso Deus.Tu resgatas e visitas o teu povo por Jesus,o Teu Filho bem amado.Tu enviaste-O para que Ele nos abra o caminho da paz.Nestes dias em que reconciliou o mundo na entrega do Seu Corpo,escuta a Sua oração:Que todos os homens estejam Nele,como Tu,Pai,com Ele e com o Espírito,Vós sois Um,agora e por todos os séculos dos séculos.Amen".

domingo, 26 de agosto de 2007

ORAR SEM CESSAR


Jesus recomendou que orássemos sem cessar.



Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo. (Lc 18,1)



No entanto a oração para a maioria dos cristãos consistia ou consiste principalmente em oração de petição e em uma escala menor, em oração de agradecimento.

Tínhamos a idéia,ou muitos de nós em que também me incluía,que oração que passasse estes limites já tinha a ver apenas com os “especialistas”:monges e monjas ou consagrados.





Mas, gradualmente, essa idéia errada tem vindo a mudar. Vamos dando conta que a intimidade com Deus, alvo e fruto da oração, é tão essencial para o nosso coração como o ar que respiramos o é para os nossos pulmões.

Textos e livros têm-nos ajudado a compreender melhor essa necessidade imperiosa da alma humana, que por vezes se confunde com uma inquietude, sem nome ou sem razão.





Entre eles realço a riquíssima espiritualidade oriental, as duas Teresas e autores actuais como o Frei Larrañaga ou o Irm.Tomás Merton,que nos servem de bordões luminosos para a nossa caminhada de peregrinos.





Este textozinho de um frei pregador da Ordem dos Dominicanos, Frei Bento Domingues também me esclareceu porque a oração-diálogo é tão básica para podermos viver bem, mesmo, em mar encapelado.



“A oração é obra do desejo. O desejo reza sempre,mesmo quando a língua se cala(S.Agostinho). O desejo torna a oração permanente. Só o arrefecimento do desejo a debilita. Quando ,porém, o desejo é interpretado pelo orante como um dom de Deus, rezar é dialogar com Ele.



Deus não precisa da nossa oração para nos querer bem. Somos nós que precisamos de muita oração para nos convertermos ao Seu amor e ao amor dos outros: praticar o acolhimento a todos os que estão sós e para alargar a nossa alma ao mistério de Deus e do mundo. Dizia S.Paulo que nós não sabemos rezar: Só o Espírito nos poderá ensinar a perscrutar a profundidade de Deus e os abismos do nosso coração.(Rom 8,27-27)”





Assim lançamo-nos, confiantes e (persistentemente), ao trono da Graça.
Heb 4,16

sábado, 25 de agosto de 2007

Tinha 20 anos




Tinha 20 anos quando numa peregrinação a Lurdes visitamos uma abadia da Trapa (ordem cistercience da estrita observância) em Espanha,em que me deram duas estampas do frei Rafael,aquele noviço investido no leito de morte do que ardentemente desejava,que guardei e aqui reproduzo,frente e verso.







Numa das paredes da hospedaria onde fomos recebidas pelo irmão hospedeiro estava anunciado um retiro com as palavras "nestes dias só eu e Deus".







Essa frase ecoou muito forte dentro de mim e aí permaneceu.







Mas hoje,mistério no coração, já não creio assim.Com Deus estamos sempre em comunhão de muitos.Não é possivel estar só com Ele.Deus mesmo,uno e trino,é comunhão de três.Por Cristo vamos ao Pai e o corpo de Cristo é imenso.







Connosco estão Nele a Virgem Maria,os anjos e santos e todas as pessoas que ao longo da vida partilharam connosco,mais ou menos tempo a faixa de rodagem.







E encontramos também essa multitude de pessoas de todas as idades e gerações como tão bem nos diz Teilhard de Chardin
:Eu amo-Vos Jesus pela multidão que se abriga dentro de vós,que ouço, com todos os outros seres ,falar,rezar,chorar,quando me junto a Vós .

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

a Esfera

Meditei hoje neste texto...reflexos somos mesmo embaciados,mas constantes...
"Esta imagem pertence a Escher, grande matemático, mas podemos muito facilmente, graças à Fé que o Espirito alimenta em nós, ver mais do que um autoretrato de Escher. De facto, se observarmos, estamos a contemplar o Deus que se olha no reflexo de uma esfera. E o reflexo do nosso Deus é o homem. No reflexo de Deus... Vemos livros, que podemos olhar como a sabedoria de Deus que tantas vezes nos espanta e que de nós faz veículos. Estes livros são também símbolo importância da Palavra, assim chamada viva, porque realmente dentro de cada um de nós está o poder de dar vida a coisas tão simples e pequenas como palavras. Esta palavra de Deus, tournou-se realmente viva, mas só depois de semeada e acolhida, cuidada, pelo solo fertil que foi, é e será Maria - a Nossa Senhora. A Palavra de Deus, semeada em Maria, tornou-se assim real Palavra viva na pessoa de Jesus. No reflexo de Deus... Vemos também uma casa, porque Deus É a eterna casa, o Lar onde regressamos a cada instante. Em nós Deus tem um lar e dá-nos um lar também, uma casa. Esta casa, é a Igreja. Nesta casa encontramos conforto, silencio e luz. Temos luz natural que entra pela janela. Enquanto natural, essa luz é criação de Deus e não do homem. Isto lembra-nos, e deve continuamente lembrar-nos, da presença constante da criação divina na nossa vida, da nossa não suficiência, da nossa necessidade de voltar à luz original para podermos criar luz para alguém. Nesta casa encontramos conforto. Sofás onde todos nós podemos sentar e ficar sem pressa. A lição é a de ser lugar de conforto para os outros. Criarmos em nós sofás, suaves, para que todos possam em nós descansar. Sofás que envolvem quem nos procura, imitando a envolvência de Jesus para todos os que o procuraram. Nesta casa vemos uma lareira. Lugar do fogo. No reflexo de Deus, que somos nós, deve estar o lugar para o fogo, o lugar para o Espírito do fogo. Esse lugar é o coração. Lugar de compaixão, de amor, fraternidade. Mas este lugar é dado a cada um de nós na medida em que nos deixarmos arder no fogo do Espírito e da purificação, que apaga as nossas vontades e torna as de Deus mais urgentes. Esta casa, reflexo de Deus é a Igreja. Nessa casa deve existir luz natural, que ligue a Igreja ao poder de criação de Deus; deve existir conforto, não de um sofá para o corpo mas sim para o Espírito, para que no silencio, no conforto do silencio, psssamos escutar melhor o Senhor daquela "casa", e nessa "casa" de Deus, lembrar Moisés e tirar as sandálias dos pés; deve existir o fogo, o fogo do Espírito, exímio condutor desta casa de Deus ao longo de tantos séculos. Tornar-se Esfera porque DEUS não é quadrado, poderá levar-vos e descobrir um Deus sem cantos obscuros, claro e portador de Paz. Confiantes de que Deus nos vê no Seu reflexo, partamos para mais uma semana, sendo esfera, para que cada um ao olhar-nos veja a parte do seu reflexo que é Deus.
Daniel "


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

os 7 monges mártires


Nossa Senhora do Atlas-Tibhirine-Argélia,onde a redoma se estilhaçou no Amor de Deus-Outro.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

na divindade




Quando se dá tudo a alma dilata-se até ao Infinito e partilha ,na divindade atingida, todas as coisas.





É São João da Cruz que o diz:



[Oração da Alma enamorada]
Senhor Deus, amado meu!
se ainda Te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo
faz neles, Deus meu, a Tua vontade, pois é o que eu mais quero,
e exerce neles a Tua bondade e misericórdia e serás neles conhecido;
e, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que Te rogo,
dá-mas Tu, e opera-as Tu por mim,
assim como as penas que quiseres aceitar e faça-se.
Mas se pelas minhas obras não esperas, porque esperas, Clementíssimo Senhor Meu?
Porque tardas? Porque, se, enfim, há-de ser graça e misericórdia o que em Teu filho Te peço, toma os meus parcos haveres pois os queres, e dá-me este bem, pois que Tu também o queres.
Quem se poderá libertar dos modos e termos baixos se não o levantas Tu a Ti em pureza de amor, Deus meu? Como se elevará a Ti o homem gerado e criado em baixezas, se Tu o não levantares, Senhor, com a mão com que o fizeste?
Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em Teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei pois não tardarás, se eu confiar. Com que dilações esperas, se desde já podes amar a Deus em teu coração?
O céu é meu e minha a terra;
minhas são as gentes, os justos são meus e meus os pecadores,
os anjos são meus e a Mãe de Deus, e todas as coisas são minhas;
e o próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu
e todo para mim.
Que pedes pois e buscas, alma minha?
Tudo isto é teu e tudo para ti.
Não te rebaixes, nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai;
sai de ti e gloria-te da tua glória; esconde-te nela e goza,
e alcançarás o que pede o teu coração.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

ENCONTRO


Nesta hora em que uma amiga de há muito tempo está ,no hospital,a passar para o Pai ,na comunhão dos santos oro e peço para que todos os que rezam façam sua esta Páscoa.
Pai, nas tuas mãos ponho o meu Espírito havia dito quando falei a última vez com ela em simplicidade de aceitação.Apenas pediu coragem...

domingo, 19 de agosto de 2007

busca constante...




Assaltam-nos diáriamente mensagens com cenários apocalipticos,avisos e visões que anunciam o fim dos tempos.



Jesus inicia a sua pregação com o anúncio do Reino…151 vezes o Reino é citado no Novo Testamento,o que mostra a sua importância.


Não é possivel adoptarmos uma espécie de dormição piedosa como se de um sonho impossivel se tratasse e acomodar-mo-nos a uma vivência pessoal e solitária de Deus em desistência de uma transformação comugante do mundo e da sociedade em que estamos imersos como um fermento actuante e vivo.



Jesus não faz de Si,mas do Reino o objectivo a alcançar que é também o nosso urgente e imediato objectivo.



Mas o que é o Reino? Como está entre nós e ao mesmo tempo o pedimos em oração?



O Reino está em gestação na história, mas a sua plenitude está para lá da história. No Pai-Nosso, Jesus ensina os discípulos a pedirem ao Pai a vinda do Reino (Mt 6, 10; Lc 11, 2).



Mas como presente na história dos filhos dos homens significa busca constante.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

até onde vai a nossa Esperança...



o Amor,aquele Amor de que Deus é feito, não cessa com a morte.





Amaremos mesmo depois de franquear, nós ou os outros, os umbrais da Eternidade.Aqui e lá.




Vita mutatur, non tollitur-a vida não nos é tirada,apenas se muda-reza-se na missa dos que partem.

De quem é o Reino dos céus




Como ser criança?


Que fazer?



Porque o Reino dos céus é das crianças...



Despejar-mo-nos continuamente,renascer em cada dia,purificar -mo-nos corpo e alma como na primeira manhã do mundo!



Difícil agenda do dia!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

passagem estreita...

(Lisboa-foto da net)






passagem estreita...




porta estreita...




alma que ,por vezes, se estreita em tanta interrogação.

********************
Mas logo vem a resposta.
Para que te agitas? Só uma coisa é necessária...

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Não vos inquieteis


6. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a acção de graças.Fl 4






Sem medo de sermos importunos,oremos sem cessar...
lembrando-nos que para caminhar connosco um MENINO nos foi dado!

nas lágrimas também


Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1Cor 10,31)





Nas lágrimas também damos glória...assim o creio!

Temos q nos abrir a Jesus..deixar que Ele entre e ceie connosco...convida-lO como os peregrinos de Emaús, que estavam tão tristes e acabaram por ter o coração a arder de Amor!


domingo, 12 de agosto de 2007

Até quando,Senhor?


Disse Jesus: «Geração descrente e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar?



Senhor ,suporta-nos sempre....

Perdoa-nos sempre...Estai sempre connosco...tu sabes que a nossa Fé é débil...que os nossos braços caíem..que não sabemos gerir o toque divino que nos foi dado até podermos conseguir o impossivel, segundo a vossa promessa,porque quantas vezes o orgulho,a autosuficiência,o ciúme,a vindicta,a indiferença,o egoismo nos escurece o brilho desse toque.

oferenda


Sempre no altar nos entregamos ,com Cristo,como oferenda permanente, na cruz de cada dia, em que a rotina se ilumina NAQUELE que na oblação de vida se tornou o ÚNICO IRMÂO permanente das nossas dores .

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

um balsamo


quando os silêncios e os abandonos se tornam mais inquietantes.

Os tangos do Aleluia tocam-se em muitas claves...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Equilibrio


As pedras do caminho fazem-nos perder quantas vezes o equilibrio e chorar.




Mas choramos por orgulho de não admitir que somos fracos ou por ainda estarmos tão atrasados na caminhada?


Inabalável é seu coração, livre de medo... (Sl 111,8)

o pecado do mundo


CORDEIRO DE DEUS,que tiras o pecado do mundo.





Tira ,primeiro,os que fazem contra TI nas pessoas dos pobres,das crianças e idosos abandonados,dos jovens destruidos,dos excluídos,dos doentes...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Nem um só...


Nem um só se perca,Senhor!







Ser fiel quando o aqui e agora provam que os anos de cumprimento de um voto nada acrescentaram ao caminho lembram que o Amor é a mais dura das exigências.





Amaste-nos quando eramos pecadores...como fazer diferente ?



Não só a obediência leva à cruz ,o Amor também...oh misteriosa e custosa forma de amar...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

ÚNICA claridade...nas nossas noites




Por um instante os nossos olhos surpreenderam a glória:Eis-te irradiante de esplendor.Senhor Jesus Cristo,tu viste o Pai.







O teu rosto é só claridade.










Falta-nos ainda passar provas,
atravessar conTigo outras noites.





Senhor,Filho de Deus,conduz-nos ao Pai,





Transfigura as nossas vidas!




Da liturgia das horas

domingo, 5 de agosto de 2007

o mais pesado dos fardos


Dá-me a força que espera em Ti em silêncio e em paz.




Dá-me a humildade — somente nela se encontra o repouso — e liberta-me do orgulho, o mais pesado dos fardos.



Toma posse, totalmente, de meu coração e de minha alma com a simplicidade do amor.



Ocupa, inteiramente, minha vida com o único pensamento e o único desejo de amar, para que eu possa amar não por causa do mérito, nem por causa da perfeição, nem por causa da virtude, nem por causa da santidade.



Mas por Ti só.Pois há somente uma coisa que possa satisfazer o amor e recompensá-lo: Tu, unicamente Senhor.



Tomas Merton - monge trapista



  • Que difícil ,Senhor, mesmo para os que Te buscam com sinceridade descarregar esse fardo!

sábado, 4 de agosto de 2007

brasa ardente




Fazer do amor sem retorno a picareta, que esmigalhe a lage do egoismo, para que no interior dos interiores possa habitar o Amor, que não passa.





A brasa do serafim
passa nos meus lábios,não para que silencie,mas para que possa falar apenas as palavras do Amor.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

perdoar,ser perdoado-sinal de divindade


Dai-nos,Senhor,um coração que comungue,um coração que não se encapele

para que não percamos a face mais escondida de nós mesmos,





aquela onde Deus escolheu habitar.




e que entendamos o preço que temos para Deus
, nosso Pai e que entendendo sejamos, cada dia mais, instrumentos da Sua paz,do Seu amor,do seu perdão !




O teu perdão

,traço da Tua divindade em nós,o exercemos

,nessa interacção em que nos queres,de que depende o sermos perdoados por Ti!

Amor gratuito


  • Só Amor gratuito,sem retorno,abandonado,que não espera faz escavar um lugar para o céu dentro de nós.

  • Mas que passagem cortante,dorida, tão solitária !

passagem cortante e obscura a do amor sem retorno,em que a garganta se contrai num amargo:porquê? que mal te fiz eu? em que te contristei?

(faço por vezes,esta pergunta, sem resposta,para alguns abandonos...tão de barro que que ainda não aceitei que fiel é Aquele ,que nunca larga nem mesmo os que O magoam)

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Enleados



Enleados na nossa humanidade podemos esquecer o sinal com que fomos marcados e que Isaac,o Sírio nos lembra:

Deixa-te perseguir,mas tu não persigas.Deixa-te crucificar,mas tu não crucifiques.Deixa-te ultrajar,mas tu não ultrajes.

resistir ao desamor...


"Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado". (Hb 12,4)

a vontade de Deus



A vontade de Deus manifesta-se no salmo 128: contemplar um dia todos os seus filhos, como rebentos de oliveira, ao redor da sua mesa .Por isso e para isso nos escreveu uma longa carta de amor, que se estende por milhares de páginas..Nelas comunica o Seu amor por nós ,amor de tal maneira forte,que vai até ao ciúme.(Tg 4,5).







Uma carta de amor exigente e terno,que faz e renova uma aliança com o homem e que se desenvolve em gerações continuas até atingir a própria incarnação da Palavra,no Senhor Jesus. (João 1,14).








Uma declaração de amor que exprime de forma bem clara e afirmativa a Sua intervenção a nosso favor: "em todas as suas aflições. Não era um mensageiro nem um anjo, mas sua própria Face que os salvava. No seu amor e na sua ternura ele mesmo os livrava do perigo. Durante o passado sustentou-os e amparou-os constantemente". (Is 63,9).








Uma declaração de amor que conforta e anima: “De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor". (Jr 31,3). "O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova no seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito" (Sf 3,17).








Uma declaração de amor que nos revela como a palavra do Senhor cura e fortalece: "Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado". (Mt 8,8). "Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos". (Mt 8,16).








Uma declaração de amor que nos tem como alvo absoluto,que pede a nossa adesão,o nosso abrir de coração à expansão da vida divina que nele habita.Que se faz alimento, em nós, como o pão de cada dia : "Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3)". (Mt 4,4).Que produz frutos abundantes: "A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um". (Mt 13,23).








Uma declaração de amor,que somos convidados e ajudados a transmitir para que seja possível festejar as núpcias do Cordeiro acompanhados de muitos e muitos irmãos,sentados ,como rebentos de oliveira ,em redor da mesa de Deus-Pai:. "Os discípulos partiram e pregaram por toda a parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam". (Mc 16,20)

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

do tamanho de uma vida


É preciso reúnir muita coragem para dizer-não-quando todos foram aompanhando um projecto e um sonho nas suas várias formas de interacção.




No entanto se não é esse o caminho
,se não é essa a via a liberdade dos filhos de Deus impõe que se corte ,com o que já não faria sentido,porque obrigado por respeito,dedicação ou acomodamento.








Sim.Talvez haja uma busca contínua
,do tamanho de uma vida,de algo que vai sempre estando para além do horizonte.



Mas doi que se afastem os sinais de entendimento,de confiança,de suporte,de afecto como se não houvesse carne viva por trás e para trás.




Reconhecê-lO




Reconhecê -lO nas forças que descartam cada molécula ,que amolecem cada osso,que alteram cada traço...preparando gradualmente ,na nossa cruz de humanidade,o processo do Encontro.




A larva que se transforma finalmente em borboleta.



Mais perto de Ti,meu Deus,
com o coração batendo como pardal assustado!